Teve início na noite desta quinta-feira, 16, às 18h, a I Conferência Municipal de Educação, que durante dois dias deve reunir professores, estudantes, pais e gestores para discutir os caminhos para qualificar a educação na cidade. No final do evento deverá ser redigido um documento com as diretrizes resultantes dos debates. A ação acontece no anfiteatro da Unifebe e nas dependências da Faculdade São Luiz.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Gleusa Fischer, a conferência também visa a preparação dos debates da região que serão levados até a Conferência Nacional da Educação, em 2010, cujo tema é "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação".
Gleusa Fischer destaca que as bases das discussões seguirão dois eixos: A qualidade da educação, gestão democrática e avaliação e, a Formação e Valorização dos profissionais da Educação. "Estamos discutindo a Educação em todos os âmbitos, desde a educação infantil até o ensino superior. Na rede municipal, esse é um bom momento para discutir valorização da classe já que estamos prestes a ter um novo plano de cargos e salários dos servidores públicos", salientou a secretária.
No discurso de abertura, Gleusa enfatizou a importância da participação de todos. "Esse é um espaço democrático, de participação expressiva, diversidade no sentido de todas as categorias, idade e religião, de inclusão, de participação das pessoas que sempre foram deixadas de lado. Vamos juntos construir um novo plano nacional de Educação".
O primeiro dia do evento contou com as presenças doutora em Ciências Sociais Vânia Biavatti, da mestre e doutorando Clara Maria Furtado e o mestre Adilson Koswlowski para abordar esses temas.
No encontro, serão escolhidos mais de 110 delegados que participarão da Conferência Regional de Educação, que deve acontecer nos dias 11 e 12 de agosto, em Brusque. A ação tem a organização da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação e da Unifebe.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.