Centro de Triagem atende mais de 330 pessoas

O Centro de Triagem do município de Indaial, que entrou em funcionamento no sábado, dia 15 de agosto atendeu em três dias 333 pessoas. Segundo a secretária de Saúde, Enedina Machado de Pin o número de atendimentos deve-se ao fato das pessoas estarem se preocupando com a proliferação do vírus da influenza H1N1 e assim irem na busca de atenção quando o aparecimento de algum sintoma típico da doença.

De acordo com as informações da secretária, no primeiro dia de funcionamento o Centro de Triagem, que conta com uma equipe de profissionais coordenados pela Vigilância Epidemiológica, foram atendidos 100 pessoas. Já no domingo, dia 16 foram 73 atendimentos e ontem, segunda-feira 160 pessoas buscaram o atendimento no local.

O Centro de Triagem está localizado na Rua Porto Alegre, bairro Tapajós, junto ao Centro de Convivência e atende das 8h ás 21h.

Todas as pessoas que apresentarem tosse, febre e dor de garganta devem deslocar-se até o Centro de Triagem, antes de buscar atendimento nas Unidades de Saúde da Família ou no Hospital.

A Vigilância Epidemiológica observa que o município trabalha com 42 pacientes em monitoramento. Destes quatro estão internados, sendo todos pessoas que apresentam fatores de risco. Dos 42 casos, em monitoramento, 30 são de pessoas com doença respiratória aguda grave e 12 são síndrome gripal fator de risco. Destes 12, duas são gestantes. O município registrou dois óbitos de paciente em monitoramento, mas ainda não se tem o resultado do exame que confirme que eles estavam com influenza H1N1. Nenhum deles da cidade de Indaial.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial.