Prefeitura e Caixa Econômica assinam Pac Drenagem e ordem de serviço para construção de mil moradias definitivas

A Prefeitura e a Caixa Econômica Federal assinam nesta sexta-feira, dia 30, a ordem de serviço para a construção de mais 1.028 moradias definitivas, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. As unidades, destinadas aos atingidos pela tragédia de novembro passado, devem suprir a demanda das famílias que estão em complexos de moradias provisórias (cerca de 300 famílias) e ainda beneficiar os desalojados que estão na casa de amigos e parentes. A cerimônia ocorre às 11h, no auditório da Caixa (Rua Sete de Setembro, nº 1314, Centro).

Além da ordem de serviço das moradias, também será assinado o convênio com o Pac Drenagem, que prevê a recuperação da margem esquerda do rio Itajaí-Açu, no trecho entre a Ponte de Ferro e a Prainha. A área também foi atingida pelas cheias de novembro.

Moradias Definitivas

As moradias, serão destinadas a famílias com renda entre 0 e 3 salários mínimos atingidas pela tragédia de novembro passado e que realizaram o Cadastro Único do Cidadão Atingido. O número inicial era de 1.156 unidades, mas fechou em pouco menos, 1.028.

As outras moradias, que totalizarão as duas mil unidades previstas para construção, serão assinadas já nos próximos convênios. As empresas responsáveis pela construção (Sulbrasil, Piastra e Bairro Novo) já foram selecionadas e com a ordem de serviço estarão habilitadas para iniciar as obras.

As construções serão realizadas em cinco dos 10 terrenos adquiridos pela Prefeitura no mês de abril deste ano. Os recursos para compra dos terrenos são oriundos das doações vindas de todo país ao Fundo Estadual de Defesa Civil e foram repassados à cidade por meio do Governo do Estado.

Os terrenos selecionados para as primeiras moradias são na rua Botuverá, bairro Itoupavazinha, rua Hermann Tribess, no Tribess, rua Rudolfo Walter, na Itoupava Central e dois terrenos na rua Mathias Bornhofen, no Passo Manso.

As famílias beneficiadas poderão financiar o imóvel em até 10 anos, com prestações que não ultrapassem 10% de sua renda. Além disso, não é necessário o pagamento de parcelas antecipadas (entrada), nem pagamentos enquanto acontecem as obras.

Pac Drenagem

O projeto beneficiado pelo Pac Drenagem, que foi enviado ao Governo Federal no mês de janeiro deste ano, fará a recuperação da margem esquerda e a obra de contenção da calha do rio Itajaí-Açu, desde a Ponte de Ferro até a Prainha. O trecho, que foi um dos mais atingidos pelas cheias de novembro, ainda apresenta problemas de deslizamento. Os investimentos na recomposição da área serão de R$ 9,5 milhões.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.