Indaial decreta estado de emergência devido às chuvas

A constante instabilidade climática que vem atingindo toda a região do Médio Vale do Itajaí, no mês de janeiro, fez os membros do Conselho Municipal da Defesa Civil de Indaial por unanimidade, decidirem pela necessidade urgente da decretação do Estado de Emergência no município. A causa desta decretação se deve aos efeitos que persistem na cidade, quando das enxurradas provocadas por chuva intensa e concentrada, no dia 13 de janeiro de 2010, atingido parte do município. A Defesa Civil Municipal, em decorrência das enxurradas registrou sérios prejuízos no município, em especial nas ruas Otto Gramkow, Uruguaiana, Melvin Jones e Bagé.

Segundo dados do Climatempo, no mês de janeiro, em especial no dia 13, foram registrados volumes intensos de chuva em Santa Catarina, e todo o Vale do Itajaí, no nordeste do estado. A frente fria também alcançou o litoral norte catarinense e o litoral paranaense. A agência meteorológica informa que, entre as 8h do dia 13 e 8h do dia 14 de janeiro, o volume pluviométrico na região de Indaial, foi de 83 milímetros. Do início do mês até o dia 14, já choveu em torno de 250 mm na região, 80 mm a mais que a média histórica do mês, que é de 170 mm.

Segundo o presidente interino da Defesa Civil de Indaial, Altair Brassiani (Pelé), é indispensável à decretação do Estado de Emergência devido ao alto grau de vulnerabilidade do cenário no município. O decreto que regulamenta a situação de emergência em Indaial está sob n° 980/10, assinado no dia 14 de janeiro, pelo prefeito municipal, Sérgio Almir dos Santos.

O decreto confirma a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil e autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real desse desastre.

O documento também autoriza a Comissão Municipal de Defesa Civil a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial.