Relatório sobre enchente é apresentado em Brasília

Obter recursos do Governo Federal para amenizar os estragos causados pela enchente ocorrida no dia 26 de janeiro deste ano. Este foi o objetivo da ida do prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti e do Núcleo Técnico da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Pomerode, que foram hoje (4), a Brasília para audiência com o Ministério da Integração Nacional.

No momento, foi apresentado relatório sobre os danos causados no município, ao ministro da Integração Nacional, Geddel Quadros Vieira Lima e à secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente.

Através de contato realizado com o apoio do Líder do PP na Câmara Federal, João Pizzolatti, deve chegar hoje a Pomerode, um caminhão equipado com hidrojato, que injeta água de alta pressão para desobstruir a tubulação danificada com entulhos e lixo acumulados, de forma a evitar alagamentos em diversos pontos da cidade.

Com o apoio da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Centro Universitário de Pesquisas sobre Desastres (CEPED) e a Defesa Civil de Blumenau, deve prosseguir o diagnóstico de "escorregamentos". Este é um trabalho preventivo sobre situações de risco de deslizamentos de terra. Geólogos já efetuaram vistorias para detectar as áreas de risco no interior e centro do município, visando prevenir desastres naturais.

COMDEC

Preocupada com as últimas ocorrências de fortes chuvas, o Conselho Municipal da Defesa Civil de Pomerode (Comdec), trabalha visando a elaborar relatórios técnicos para dar consistência a possíveis interdições, e eventualmente, demolições, e medidas de curto prazo que possam vir a ser tomadas. Entre elas, estão a retirada de aterro e de lixo e a demarcação de áreas para evitar o retorno de populações a locais de risco.

A orientação técnica da Defesa Civil Federal é que as prefeituras possuam capacitação para enfrentar os desafios que se apresentam, por meio da constituição de um grupo técnico, para atuar em momentos de emergência. Por fim, elogiou as ações que neste momento, estão sendo realizadas pela equipe da Comdec de Pomerode e a agilidade na resposta.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Pomerode.