Na medição das 8h, realizada na manhã desta terça-feira (27) na estação da Epagri e Defesa Civil, localizada na Linhas Círculo, o nível do rio marcou 6,37 acima do nível normal. Segundo os dados levantados durante a madrugada pela Defesa Civil o rio está baixando em média 3 cm por hora.
A Defesa Civil registrou na noite de ontem, na medição das 19h, o nível máximo de 6,7 metros. A partir das 21h o rio começou a baixar. A previsão é que com a parada das chuvas o rio volte à situação normal.
A preocupação agora é com deslizamentos que podem ocorrer devido ao solo encharcado. O Centro de comando, montado na tarde desta segunda-feira (26) continuará em funcionamento até o meio dia pelos telefones de contato para 3331-6362 ou 3331-6372. Após este horário o atendimento volta a funcionar no 9994-7691 e 3318-0735.
Situação de Emergência
A Situação de Emergência decretada no final do mês março, em decorrência das chuvas que causaram estragos em várias localidades do município continua em vigor. A Defesa Civil do município estuda a possibilidade de acrescentar os estragos causados nos últimos dias no processo. O Decreto de Situação de Emergência tem a vigência de 90 dias, mas pode ser prorrogado por mais 90 dias.
Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar.