Censo em Pomerode começa em agosto

No início da semana, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pomerode, foi realizada reunião com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, para a elaboração da fase preparatória da coleta de dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no município.

Segundo o coordenador da Subárea do Senso 2010, João Paulo Filho, o objetivo da reunião foi por à par a comissão, do andamento dos trabalhos do Censo em Pomerode. Será realizado o cadastramento das unidades prediais e o mapeamento do espaço físico do município.

De dez em de dez anos é realizado o Censo, uma pesquisa feita em cada domicílio do país, utilizando dois tipos de questionários durante o período de coleta de informações. O primeiro é o questionário básico, que apura as características comuns da população. E o segundo pretende registrar dados específicos como religião, escolaridade, fecundidade, mão-de-obra, pessoas portadoras de deficiência, etc.

Através do Censo, houve também, uma contagem nos anos de 1996 e 2007, além de estimativas em outros anos, por solicitação do Tribunal de Contas da União, em virtude das verbas que são repassadas ao município. O trabalho do Censo, em Pomerode, começa no mês de agosto e terá o término no final do mês de novembro, já com a conclusão do levantamento.

A Prefeitura Municipal de Pomerode já disponibilizou a logística de local para o IBGE montar o seu posto de coleta. O prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti explica que este trabalho é de fundamental relevância e solicita a conscientização do município da importância desse trabalho.

João Paulo diz que, de uma maneira geral, nos últimos anos o crescimento se caracteriza mais pelo migratório do que pelo vegetativo. "O número de filhos está diminuindo através dos anos na maioria dos municípios, principalmente os de menor porte", explica.

Para obter as informações, cerca de 230 mil pessoas foram contratadas em regime temporário. Elas vão percorrer aproximadamente 58 milhões de domicílios, distribuídos em 5.565 municípios. Em Pomerode, são 4 agentes supervisores e 24 licenciadores que realizarão o trabalho em aproximadamente 9.537 domicílios da cidade.

"O Censo 2010 quer saber quem é o povo brasileiro, de que forma vive o dia-a-dia, de que maneira está distribuído no país, como é a educação de crianças e jovens, quais são as condições de trabalho e rendimento, entre outras informações. As respostas que as pessoas vão dar são o caminho para conhecer o Brasil de 2010", ressalta o coordenador Estadual das Comissões Municipais de Geografia e Estatística do IBGE, Rogério de Oliveira Rosa.

Os resultados do Censo 2010 vão subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas e a realização de investimentos do setor privado e de qualquer nível de governo. "Será possível saber quais são as necessidades de saúde, educação, transporte, habitação, energia, etc, além de definir o número de deputados e vereadores e fixar cotas dos fundos de participação dos estados e municípios", conclui Rogério Rosa.

Os resultados do Censo poderão ser utilizados por todos amplamente, ao escolher locais para a construção de fábricas, supermercados, cinemas, shopping centers e restaurantes. Além disso, eles abrem a possibilidade do governo auxiliar de forma mais eficaz alguns problemas vividos pela comunidade e o acompanhamento de políticas públicas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.