Transcatarina: Maior evento de rali do estado passará por Apiúna

No próximo sábado, dia 17 de julho, às 11h, acontecerá em Apiúna o Transcatarina – o maior evento de rali do estado, que teve ontem (13), em Fraiburgo e terminará em Balneário Camboriú.  A partir das 11h30 começarão a chegar os carros no pátio da Igreja Matriz, e com saída marcada para às 13h.

Os competidores se concentraram em Fraiburgo, onde foi a Largada Promocional do 2º Transcatarina. Na ca­pital da maçã será realizado o Prólogo nesta quarta-feira, dia 14, onde será definida a ordem de largada. Por lá também ocorrerá a largada da 1ª etapa da prova, com destino a São Cristóvão do Sul, no dia 15. A chega­da do rali será no sábado, dia 17, em Balneário Camboriú, após 800 quilômetros de prova, saindo da serra ao litoral do estado.

Parecido com a primeira edição, o Prólogo deste ano será realizado em uma fazenda de reflorestamento e vai durar cerca de 40 minutos. Participam desta parte todas as categorias, mas somente a Turismo terá cir­cuito diferenciado por se tratar de modalidade passeio. A adrenalina já começa no Prólogo, segundo o diretor de prova Wagner Souza: "Serão 22 quilômetros em uma área fechada, com médias altas e muitos laços. Pa­ra os competidores da Turismo fizemos um roteiro específico, onde eles irão ‘brincar' em trilhas da mesma fazenda".

As belezas naturais da serra são os pontos mais aguardados. Na primeira etapa, de Fraiburgo a São Cristó­vão do Sul, serão 150km de rali. Os carros irão passar em uma ponte sobre o Rio Correntes. Também no caminho as duplas enfrentarão muitas pegadinhas e médias de velocidade altas. No roteiro da categoria Tu­rismo, o rio também está listado, mas, além disso, os competidores passarão próximos a uma cachoeira de 30 metros de altura e por trilhas bem radicais. Uma ótima pedida para quem vai curtir a paisagem: "No pas­seio é bom porque não temos tanta responsabilidade e apreciamos mais a paisagem. Os lugares são espeta­culares e não vemos a hora de partir pro frio do sul e rever os amigos!", declara o mineiro Ademir.

Juliano Ceruti, Assessoria de Comunicação de Apiúna.