Inicia hoje (4), a visita aos domicílios em Pomerode, pela equipe do IBGE para o Censo 2010. Os preparativos iniciaram em março deste ano, quando a equipe do IBGE começou a preparar a estrutura e fazer o mapeamento de todas as áreas do município.
No mês de abril, o prefeito Paulo Maurício Pizzolatti recebeu a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para apresentar o cronograma de visitas e esclarecer os métodos a serem aplicados durante a pesquisa.
Na época, o coordenador da Subárea do Senso 2010, João Paulo Filho, explicou que de dez em de dez anos é realizado o Censo: Uma pesquisa feita em cada domicílio do país, utilizando dois tipos de questionários durante o período de coleta de informações. O primeiro é o questionário básico, que apura as características comuns da população. E o segundo pretende registrar dados específicos como religião, escolaridade, fecundidade, mão-de-obra, pessoas portadoras de deficiência, etc.
A Prefeitura Municipal de Pomerode disponibilizou a logística de local para o IBGE montar o seu posto de coleta. O prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti explica que este trabalho é de fundamental relevância e solicita a conscientização do município da importância desse trabalho. A participação no Censo é obrigatória.
Para obter as informações, cerca de 230 mil pessoas foram contratadas em regime temporário. Elas vão percorrer aproximadamente 58 milhões de domicílios, distribuídos em 5.565 municípios. Em Pomerode, são 4 agentes supervisores e 24 licenciadores que realizarão o trabalho em aproximadamente 9.537 domicílios da cidade.
"O Censo 2010 quer saber quem é o povo brasileiro, de que forma vive o dia-a-dia, de que maneira está distribuído no país, como é a educação de crianças e jovens, quais são as condições de trabalho e rendimento, entre outras informações. As respostas que as pessoas vão dar são o caminho para conhecer o Brasil de 2010", ressalta o coordenador Estadual das Comissões Municipais de Geografia e Estatística do IBGE, Rogério de Oliveira Rosa.
Os resultados do Censo 2010 vão subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas e a realização de investimentos do setor privado e de qualquer nível de governo. Será possível saber quais são as necessidades de saúde, educação, transporte, habitação, energia, etc, além de definir o número de deputados e vereadores e fixar cotas dos fundos de participação dos estados e municípios.
Os resultados poderão ser utilizados por todos amplamente, ao escolher locais para a construção de fábricas, supermercados, cinemas, shopping centers e restaurantes. Além disso, eles abrem a possibilidade do governo auxiliar de forma mais eficaz alguns problemas vividos pela comunidade e o acompanhamento de políticas públicas.
Identificação
Os agentes do IBGE estão identificados com crachá, colete do IBGE e boné. A agente censitária municipal, Iolanda Roe, informa que num primeiro momento, os agentes utilizarão boné e crachá de identificação pessoal, já que os coletes ainda não chegaram. É possível conferir a identidade do recenseador ligando para o número 0800 721 8181 ou para o 190, da Polícia Militar.
Retrato da sociedade
O censo é a pesquisa demográfica mais completa realizada no país e fornece estatísticas que revelam a realidade social, cultural e econômica da população. A população deve receber bem os agentes do IBGE, pois é com base nesses dados que são traçadas as políticas públicas para a saúde, a educação e todas as áreas do governo para os próximos dez anos.
A expectativa é de que dentro de dois meses os primeiros dados comecem a ser divulgados. O resultado final, no entanto deve ser levantado apenas no próximo ano. As informações coletadas são criptografadas e transmitidas via internet para o banco de dados no Rio de Janeiro. Por isso, segundo o IBGE, não há como quebrar o sigilo da pesquisa.
O posto de coleta funciona na Avenida 21 de Janeiro, na entrada do Pavilhão de Eventos da Festa Pomerana. Qualquer dúvida, entrar em contato pelo 3387-3600.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.