Colegiado de Gestão Regional de Saúde define novas estratégias e Pomerode assume consultas de determinadas especialidades

Na última quinta-feira (5), a secretária de Saúde, Maria Regina de Souza, participou de nova reunião do Colegiado de Gestão Regional, com a presença de todos os secretários municipais de saúde. O objetivo foi dar sequência ao diálogo em relação a problemática instalada em Blumenau, devido às demissões dos médicos que trabalham nas  especialidades da rede pública do município, e definir o que será ‘despactuado' com Blumenau.

A secretária explica que nesta reunião, foram pactuadas algumas resoluções. Ficou estipulado que na especialidade de Cardiologia, Blumenau atenderá somente a área de pediatria. As consultas com cirurgião de cabeça e pescoço, só serão atendidas os casos oncológicos. Os demais casos terão que ser resolvidos via consórcio saúde.

Em relação aos atendimentos de cirurgia pediátrica, como não existe prestador, não há como referenciar no momento. As de cirurgia vascular, não há prestador e Pomerode irá assumir as consultas para os Municípios de Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.

Demais especialidades:

Consulta com Dermatologista: reduzirão em 50% os atendimentos. O restante da demanda terá que ser atendida via consórcio.

Consulta com Endocrinologista: só atenderá a especialidade de pediatria.

Consulta em Hematologia: só os casos Oncológicos e a Geral Pediátrica.

Consulta com infectologista: não há prestador. Foram pactuadas algumas consultas com Timbó.

Consulta com Neurologista: não há prestador. Terão que atender a demanda pelo consórcio de saúde.

Consulta com ortopedista: não há prestador. A demanda está sendo atendida em Pomerode.

Consulta com Pneumologista: reduziram 50% dos atendimentos. Foram pactuadas algumas consultas com Indaial.

As resoluções se deram através de uma comissão de secretários, criada para verificar a quantidade, o tipo de consultas e os exames que Blumenau não irá mais atender. Os secretários de Blumenau, Gaspar, Indaial, Brusque, Pomerode e a gerente de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau (SDR), integram a comissão.

Em relação aos pacientes de Pomerode, que estão sendo desmarcados em Blumenau, a Secretaria de Saúde (SESA) está atendendo através do consórcio saúde com recursos próprios do município de Pomerode.

Assessoria de Comunicação de Pomerode.