Foram recenseadas 21.500 pessoas em Pomerode

Na sexta-feira (01/10), foi realizada reunião com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, para apresentar informações sobre a coleta de dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no município.

Fizeram parte da reunião, o prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti, o líder de governo, vice-presidente da Câmara de Vereadores, Arno Müller, o secretário de Governo, Valmor Kamchen; representando a Secretaria da Cidadania e Assistência Social (SECID), a assistente Social, Renata Klee; representando a Associação Hospitalar e Educacional de Pomerode, Magrid Schmidt, representando Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (SED), o assessor, Roberto Maske; representando a Secretaria de Saúde (SESA), o gerente de Programas de Governo, Maicon Bittelbrunn, além de representantes do IBGE.

O coordenador da Subárea do Censo 2010 e do Censo em Pomerode, João Paulo Filho, apresentou a técnica de percurso dos recenseadores e a divisão do município. Ele informou que a área urbana foi dividida em 28 setores e a rural, em sete.

Sobre o tipo de questionário, foi explicado que estão sendo apresentados dois tipos: o Básico e o Completo. "O Básico contém perguntas sobre o domicílio, estrutura de serviços públicos, a composição da família, a estrutura etária e a migração. Já o Completo, está sendo apresentado para apenas 10% da população e contém toda a estrutura socioeconômica do domicílio e das pessoas", explica João Paulo.

Já foram recenseadas 21.500 pessoas, tendo sido visitadas 7.200 residências em Pomerode. As Unidades, que representam todos os locais que não servem para moradia, como escolas, postos de saúde, bancos e igrejas, somam um total de 1.405 estabelecimentos. "O número não é tão significativo, pois em locais onde só existe comércio, é visto como uma unidade só", salientou o coordenador. Ele solicita que as pessoas colaborem na hora da visita e, quem ainda não tiver sido visitado, deve entrar em contato com o IBGE em Pomerode.

"O processo é importante para que os governos possam se organizar e não faltem verbas para os municípios. Esta é a forma que temos de ver a necessidade da comunidade e proporcionarmos o melhor", ressalta o prefeito.

O trabalho de campo termina no dia 30 de outubro e os resultados preliminares sairão no início de novembro. Mais informações pelo 3387-3600 ou no Posto de Coleta, situado na entrada do Pavilhão de Eventos Municipal.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.