Parabéns, Timbó!

Conhecida como Pérola do Vale, Timbó completou ontem 141 anos de fundação. A nossa história teve início em 1869, quando o imigrante alemão Frederico Donner construiu sua moradia e a primeira casa comercial às margens do Rio Benedito. Logo chegaram outras famílias alemãs e, nos anos seguintes, os imigrantes italianos.

As nossas raízes ítalo-germânicas se mantêm preservadas na gastronomia, arquitetura, organização e limpeza das ruas, no cuidado com as casas e jardins, na hospitalidade e simpatia do nosso povo. E o ponto alto das celebrações do aniversário da cidade é a Festa do Imigrante, que neste ano completa 20 edições.

Com mais de 35 mil habitantes, Timbó chega aos 141 anos com o desafio de continuar investindo em desenvolvimento, porém, sem comprometer a qualidade de vida. Temos os melhores Centros de Referência da Assistência Social do Estado – entre os municípios de até 50 mil habitantes. Somos a terceira cidade em qualidade de ensino de Santa Catarina e melhoramos o atendimento nos postos de saúde.

Entre os nossos desafios estão melhorar o trânsito e investir na infraestrutura urbana para atrair novos investimentos e incrementar o turismo. Assim, entre outros, temos executado obras de macrodrenagem, pavimentação de ruas e construção de calçadas – ambas em parceria com os moradores – e a criação de novas áreas de lazer e turismo, como a Praça das Bandeiras e o novo Jardim do Paço – onde é possível acessar a internet de forma totalmente gratuita.

Os desafios em direção ao futuro são muitos. No entanto, agora é hora de comemorar e agradecer aos nossos antepassados, que desbravaram esta terra e construíram os alicerces desta bela cidade que nos orgulha. Parabéns a cada um dos timboenses. É com trabalho, dedicação e amor incondicional a nossa cidade que a faremos melhor a cada dia.

Artigo do prefeito Laércio Schuster Junior, publicado no Jornal de Santa Catarina. edição nº 12069, de 13/10/10.