O projeto que trata da coleta seletiva e a preservação do meio ambiente desenvolvido pelas primeiras e terceiras séries da Escola de Educação Básica Professor Arthur Wippel, de Guabiruba, foi escolhido entre os 58 que estavam sendo divulgados em uma mostra realizada pela empresa Bunge de Gaspar, no dia 9 de novembro.
A escola conquistou o primeiro lugar que vai possibilitar a apresentação deste projeto na Feira Permanente de Ciência e Tecnologia, em São Paulo, neste mês, através da Bunge.
Conforme a coordenadora do projeto, professora Carmen Regina Ebele, várias atividades foram desenvolvidas através da escola: visitas às empresas de Guabiruba, entrevista com prefeito da cidade, visita às empresas Reciclar de Gaspar e Escolha Certa de Guabiruba, para conhecer o processo de triagem de lixo.
Na mostra em Gaspar, a escola apresentou uma série de atividades a respeito do projeto destacando a produção textual, vídeos, maquetes, fotos, apresentação de músicas de autoria dos próprios alunos- Happy da Preservação.
O projeto teve a participação efetiva dos alunos e também das educadoras Cátia Debatin, Edna Jasper e Jucilene Ponticelli.
"É bom destacar que nesta mostra foram escolhidos cinco trabalhos da região dos municípios do Vale do Itajaí e Guabiruba conquistou a primeira colocação com 59 pontos", lembra a coordenadora.
Destaca que este episódio é muito favorável ao processo pedagógico, porque a própria educação está em constante diálogo com a sociedade e "a função da escola é despertar nos alunos a conscientização para a importância das práticas sustentáveis."
Como tudo começou
A professora Carmem Regina Ebele lembra que tudo começou após uma Palestra da Bunge no mês de agosto no Auditório da Unifebe, sobre o desenvolvimento sustentável .
Três escolas de Guabiruba despertaram o interesse e desenvolveram seus projetos na própria comunidade. A Escola Paulo Schmidt – Reviver Para Aprender, a Escola Padre Germano Brand – Projeto Papa Pilhas, e a escolhida dentre os 58 da região do Vale do Itajaí, a Escola Arthur Wippel com o Projeto A Coleta Seletiva e a Preservação do Meio Ambiente.
"Todas as escolas de Guabiruba são vencedoras porque estão mobilizando a sociedade através de atitudes para um mundo mais sustentável." finaliza.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba.