Faltam dois dias para a comemoração dos 52 anos de Pomerode

Para comemorar o aniversário da cidade mais alemã do Brasil, nesta quinta-feira (20/01), às 23h30, o prefeito Municipal, fará um brinde com a comunidade, no Pavilhão Principal da 28ª Festa Pomerana. O objetivo será celebrar os 52 anos de emancipação político-administrativa de Pomerode.

Às 24h, haverá uma grande celebração com fogos de artifício. Serão 12 minutos de queima de fogos em comemoração à cidade, que será realizada oficialmente no dia 21 de janeiro. Ainda durante à noite, às 20h, acontecerá o lançamento do CD da dupla Sandro e Wilson, no Pavilhão Cultural da Festa.

História da cidade mais alemã do mundo

O início da colonização de Pomerode começa em 1863 quando os primeiros colonos alemães, liderados pelo colonizador Ferdinand Hackrath, amigo do Dr. Blumenau, decidiram subir um afluente do Rio Itajaí-Açu, a partir de Badenfurt.

O nome Pomerode deriva-se de Pommern = província alemã situada bem ao norte junto ao Mar Báltico e Rodern = verbo alemão que significa "tirar tocos", tornar a terra apta para o cultivo.

Politicamente, Pomerode foi elevado a Distrito de Blumenau em 1934 e Município em dezembro de 1958. Até o início deste século, Pomerode foi uma colônia voltada para a agricultura de subsistência e a pecuária.

Hoje, Pomerode possui a forma de uma comunidade pequena, de traços predominantemente germânicos, que preserva as características dos seus colonizadores, observadas na arquitetura enxaimel, nas sociedades de caça e tiro, na dedicação ao trabalho e no respeito à fé religiosa.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.