O município de Blumenau acaba de firmar um convênio no valor de R$ 7 milhões com o Ministério da Integração Nacional para a implantação de um sistema de alerta meteorológico e execução de obras de prevenção e contenção no município. O termo entre Prefeitura e Ministério foi assinado nesta quinta-feira, dia 20, pelo prefeito João Paulo Kleinübing.
O sistema de alerta será formado por uma rede de 30 pluviômetros automáticos que coletará, em diversos pontos da cidade, a quantidade de chuva e enviará os dados automaticamente para uma central de processamento. Também fará parte do sistema um radar capaz de fazer previsões do tempo localizadas e em altitudes relativamente baixas. O equipamento detecta volumes de chuva em um raio de aproximadamente 90km de distância e fornece a velocidade e a direção do vento.
O cruzamento e o processamento das informações obtidas pelo radar e pelos pluviômetros serão feitos por computador da central do sistema de alerta. O resultado será uma previsão com seis horas de antecedência a qualquer evento que possa causar transtornos e prejuízos no município.
O sistema de radar permitirá determinar o volume de chuva localizado nos bairros ou regiões do município. Integrado com os pluviômetros, o equipamento também possibilitará a previsão de pontos de deslizamentos.
Benefícios
Entre os benefícios resultantes do sistema está a minimização de danos e prejuízos aos cidadãos e à administração local. Também será possível uma resposta mais rápida das autoridades nos trabalhos de limpeza e manutenção dos equipamentos públicos pós-evento, devido à organização e à mobilização antecipada das equipes responsáveis.
A intenção é que o sistema siga os mesmos moldes do que já é praticado no município do Rio de Janeiro, que conta com o Alerta Rio desde 1996. Inicialmente os dados do sistema ficariam sob a responsabilidade da equipe de Geologia da Prefeitura e, mais tarde, sejam disponibilizados aos munícipes por meio de um portal na internet.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.