A Prefeitura de Timbó e o Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (Coave) – entidade patrocinada e conveniada com a Uniasselvi, em parceria com diversas entidades timboenses, promoverá no mês de março a escolha da ave-símbolo do município. No dia 1º de fevereiro, aconteceu uma reunião para a definição de questões organizacionais sobre a escolha da ave. Foram definidos os prováveis candidatos e as datas da escolha. O processo de escolha envolverá vários segmentos da comunidade, como educandários, empresas e clubes de serviço, através de voto popular.
No dia 16 de fevereiro, uma nova reunião confirmará as espécies de aves que irão disputar o status de símbolo de Timbó. A votação será de 1º a 14 de março. A votação da escolha da ave-símbolo acontecerá em locais como escolas, supermercados, espaços públicos e internet. Nestes espaços, serão colocadas urnas com cartazes das quatro aves selecionadas, para que as pessoas possam votar. Três cidades do Vale já escolheram suas aves símbolos: Indaial (Saíra-de-sete-cores), Brusque (Saíra-lenço) e Blumenau (Aracuã).
Participaram da primeira reunião as seguintes entidades: Coave, ONG Equilíbrio Vital, Assessoria de Meio Ambiente, Instituto Ambiental Aracuã, Secretaria de Planejamento, Consórcio do Meio Ambiente, Consórcio de Turismo do Vale Europeu, Secretaria de Educação, Fundação Cultural, UNIASSELVI e veículos de imprensa. Mais informações sobre o COAVE podem ser obtidas no site www.coave.org.br. Sugestões de aves candidatas podem ser enviadas para o e-mail coave@coave.org.br.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbó.