Incentivar a cultura em todos os âmbitos é um dos caminhos para o desenvolvimento da cidade que quer crescer com qualidade de vida. E é pensando nisso que no dia 15 de março, a Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural, lança mais um edital visando o fomento aos projetos culturais. Os interessados terão um mês para inscrever seu projeto. Já no dia 30 de abril será divulgado o resultado final da seleção.
De acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leandro Maçaneiro (Didi), nesse ano, o recurso total será de R$ 248 mil que serão divididos em projetos fixos e edital. Entre os projetos fixos estão o apoio às Casas Museais e Arquivos Históricos, 3º Festival de Inverno, 11º Rock na Praça, 2ª Feira do Livro, Semana da Consciência Negra e a manutenção da Banda Araújo Brusque. O Conselho ainda assegurou recursos para investimentos internos em formação, representatividade e publicidade.
Já os recursos disponíveis para o Edital contemplam as áreas da Dança, Literatura, Música e Teatro, num total de R$ 75 mil.
De acordo com o superintendente da Fundação Cultural, Jocelito de Souza, os incentivos na Cultura não param por aí. Um dos planos da Fundação para os próximos meses é a criação de um Núcleo de Projetos para atender as necessidades da própria Fundação e demais setores culturais. "Essa medida irá estimular a formulação de novos projetos para captação de recursos junto ao Estado, Governo Federal e iniciativa privada. É mais uma forma de fomentar as ações artísticas".
Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.