Blumenau participa de campanha internacional para redução de desastres promovida pela ONU

Blumenau receberá um certificado de adesão oficial à campanha "Desenvolvendo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando", nesta quinta-feira, dia 14. A cerimônia será realizada às 10h, Auditório da Secretaria de Estado de Administração, no Centro Administrativo (Rodovia SC 401, km 5, nº 4600, Florianópolis).
 

Com outros cinco municípios catarinenses, Blumenau receberá a certificação, após discurso do governador Raimundo Colombo, por ter aderido à campanha mundial promovida pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da campanha é incentivar ações locais em todo o mundo para tornar as cidades mais seguras e preparadas no enfretamento de desastres. Mais de 600 cidades já se inscreveram até o momento.

Com a participação, as cidades inscritas assumem o compromisso de executar ações de Defesa Civil baseadas em dez diretrizes básicas propostas pela ONU. As diretrizes, por sua vez, são baseadas no Marco de Hyogo, o instrumento mais importante para a implementação da redução de risco de desastres, adotado por países membros nas Nações Unidas em 2005, para uma diminuição considerável, até 2015, das perdas ocasionadas por calamidades. O documento apresenta soluções para governantes e atores locais para gerenciar e reduzir riscos urbanos.

Avanços em Defesa Civil nos últimos anos
Desde a tragédia de 2008, Blumenau evolui nas ações de Defesa Civil. Dentre as medidas já tomadas estão a revisão total do plano de contingência, a reestruturação da Defesa Civil, que ganhou status de secretaria, a incorporação da fiscalização no quadro da Defesa e o aperto no combate à ocupação irregular. Também ocorreu uma reestruturação dos trabalhos administrativos, tornando as ações de Defesa Civil integrado com as demais áreas dos municípios, tais como Meio Ambiente e Geologia, em parceria com instituições externas, como a Polícia Ambiental.

Hoje o município focaliza na busca por recursos para a implantação de um sistema de alerta meteorológico robusto e para a execução de projetos e obras de prevenção na cidade. Classificação e monitoramento permanente de 35 áreas de risco também são realizados.

A campanha Desenvolvendo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando foi desenvolvida para fortalecer e respaldar iniciativas tais como essas de governos locais, grupos e lideranças comunitárias. Com a campanha, Blumenau pretende alavancar suas ações de prevenção. "Nossa participação significa que estamos no caminho certo para evitar a possibilidade de futuros desastres", avalia o secretário municipal de Defesa Civil e Fiscalização, Major Aldo Neto.

Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.