Escolas municipais aplicam a Prova Brasil a partir desta segunda-feira, dia 7

Entre os dias 7 e 18 de novembro, alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Blumenau participam da Prova Brasil, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e pelo Ministério da Educação.
 


A Avaliação Nacional da Educação Básica ocorre de dois em dois anos e apresenta os resultados de desempenho dos alunos brasileiros em Língua Portuguesa e Matemática, obtendo um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no País. Será aplicada aos alunos dos 5º anos e 8ª série do ensino fundamental nas turmas com pelo menos 20 alunos. 

Entre os objetivos, incluem fornecer informações sobre o desempenho médio dos estudantes, de forma que cada unidade escolar receba seu resultado global da avaliação; melhorar os padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e prestar contas dos seus resultados à sociedade em geral. Além disso, fornecer informações para o poder público definir ações voltadas para a superação dos problemas identificados e dirigir apoio técnico e financeiro para o aperfeiçoamento das redes de ensino e redução das desigualdades.

Em Blumenau, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Gerência Regional de Educação (Gered), em parceria, orientam a formação dos aplicadores e dinamizam o processo da avaliação garantindo a segurança e a eficácia do processo. É de responsabilidade das unidades escolares garantir a participação dos alunos, bem como organizar os espaços e receber o aplicador fornecendo os dados da escola e das turmas. Os diretores, professores de matemática e língua portuguesa também responderão os respectivos questionários informando os aspectos gerais e específicos de suas áreas de atuação.

Os dados resultantes da Prova Brasil são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico. A última avaliação foi realizada em 2009, quando Blumenau obteve média de 5,2 nas séries iniciais e de 5,0 nas séries finais – desempenho acima da média nacional. A meta do Governo Federal é que Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022. De acordo com o secretário de Educação de Blumenau, Osmar Matiola, o objetivo da Secretaria é antecipar o desempenho já para 2011. 

Confira a evolução do Ideb nas escolas municipais de Blumenau:

2005 – Média Ideb
Séries iniciais – 4,4
Séries finais – 3,6

2007 – Média Ideb
Séries iniciais – 4,8 (média antecipada prevista apenas para 2009)
Séries finais – 4,3 (média antecipada prevista apenas para 2013)

2009 – Média Ideb
Séries iniciais – 5,2 (média antecipada prevista para 2011)
Séries finais – 5,0 (a média prevista para 2017 era 5,1)

2011 – Meta da Semed 
Séries iniciais – 6,0 (objetivo é atingir já em 2011 a meta de 2017)
Séries finais – 5,0

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau

Comentar notícia