A transparência no poder público entra em pauta

Pela primeira vez em Brusque será realizado um momento de discussão sobre a transparência dos atos públicos. No dia 22 de novembro, a 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social, terá como tema "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. O evento será no auditório do Sintrivest, a partir das 18h30min.

O acesso à conferência será gratuito. A inscrição pode ser feita pela ficha de inscrição que segue, ela pode ser preenchida e entregue na recepção do evento, no dia, ou ainda ser encaminhada por e-mail para mailto:ganiete@brusque.sc.gov.br

Da conferência serão escolhidos delegados que representarão Brusque na etapa Estadual, e havendo interesse, concorrem para ser representantes estaduais na Conferência Federal, que acontece de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília.

Com a realização da 1ª Consocial, as propostas/diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

PROGRAMAÇÃO PREVISTA:

*18:30- Recepção e Credenciamento

*19:00- Abertura Oficial

*19:30- Palestra : "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública", com o Padre Vilson Groh

*Padre Vilson Groh é uma das principais lideranças de movimentos populares da Grande Florianópolis. Seu trabalho de inserção social já recebeu diversos prêmios e homenagens, dentre os quais o Prêmio de Direitos Humanos do Estado de Santa Catarina, o título estadual de Cidadão Honoris Causa, o Prêmio Betinho de Atitude Cidadã e o Troféu Amigo da Comunidade, oferecido pelo Grupo RBS. Também teve o trabalho reconhecido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Padre Vilson coordena também outras quatro organizações não governamentais: o Centro Cultural Escrava Anastácia, a Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescente, o Centro Social Elizabete Sarcam e o Centro Social Marista Irmão Celso Conte.

*20:30- Oficinas e Debates sobre:

a) Promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos;

b) Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;

c) Atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção ;

d) Combate à corrupção.

22:00- Encerramento

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque

Comentar notícia