Blumenau realiza pagamentos com cartão de Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Fiscalização de Blumenau realizou, nesta quarta-feira, dia 9, os primeiros pagamentos de despesas relacionadas à enchente de setembro, usando o cartão de pagamento da Defesa Civil Nacional. Com o cartão, o município tem disponível R$ 1,5 milhão, provenientes do Governo Federal, para acertar valores gastos pela cidade com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais.

 

Os recursos, na conta do município desde setembro, só foram utilizados agora por conta da necessidade de adequação das empresas credoras do município, que precisaram obter máquinas para o cartão da Defesa, que funciona como um cartão de crédito. Com a adequação, as empresas que prestaram serviços emergenciais à Prefeitura, decorrentes da situação de emergência, se qualificaram para receber os pagamentos. 

O primeiro pagamento, no valor de R$ 63.967,31, foi realizado a uma empresa de obras a pavimentações referentes a serviços de operação de diversos maquinários tais como caminhões e retroescavadeiras. 

Segundo o secretário de Defesa Civil e Fiscalização, José Egídio de Borba, o valor também será usado para cobrir despesas com cestas básicas, colchões, hora-máquina, combustível, limpeza de ruas e outras ações executadas para o restabelecimento da normalidade da cidade. 

Saiba mais sobre o cartão
Entre os benefícios do cartão estão a agilidade no repasse dos recursos e mais transparência nos pagamentos, que podem ser acompanhados pelo site http://www.portaldatransparencia.gov.br/

O gestor do cartão de Defesa Civil de Blumenau é o secretário de Defesa Civil, o único autorizado atualmente a efetuar os pagamentos.

O cartão não permite o saque em espécie ou compras parceladas. O prazo de validade é de 36 meses, com possibilidade de renovação. 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau

Comentar notícia