Agora no verão, com os dias mais quentes é preciso redobrar a atenção e os cuidados com a alimentação. Nessa época do ano, as bactérias se proliferam com muita facilidade, podendo rapidamente contaminar os alimentos e utensílios domésticos. Quando isso acontece, você corre sérios riscos de contrair vários tipos de doenças, algumas muito perigosas. Por isso, a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, da Prefeitura de Indaial está orientando a população sobre "Alimentação Segura" no verão.
O trabalho dos integrantes da Diretoria de Vigilância Sanitária serve como alerta para os cuidados que devem ser tomados com os alimentos principalmente por conta das altas temperaturas dessa época do ano. Bactérias "escondidas" dão um tom lúdico a uma importante constatação: mais da metade das doenças transmitidas por alimento ocorrem nas residências e a principal forma de contaminação está relacionada ao manuseio incorreto e a conservação inadequada, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
As orientações têm como foco no cuidado redobrado na compra, preparo e consumo dos alimentos. É nesta época que os surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) aumentam muito em todo o país. "Com atitudes simples, porém muito eficazes como a lavagem correta das mãos e a conservação dos alimentos, as doenças transmitidas por alimentos podem ser reduzidas, tanto em casa como nos locais que fornecem alimentação, do restaurante às feiras livres", destaca Fernando B. Dias, da Diretoria de Promoção e Vigilância em Saúde de Indaial. Dias explica que ao comprar alimentos de ambulantes, verifique se é cadastrado e identificado. Observe aspectos higiênicos como unhas, cabelos, barba, vestimenta e se não possui ferimentos. Isto também serve para restaurantes, lanchonetes e quiosques. Observe se os manipuladores de alimentos usam toucas de proteção para os cabelos, mãos limpas e sem anéis, brincos ou adornos. E se a mesma pessoa que prepara e serve o alimento, também manipula dinheiro.
No buffet observar o aspecto dos alimentos, é proibido reutilizar restos do buffet no dia seguinte. Segundo ele é importante que o consumidor fique atento aos princípios básicos de higiene tanto nas refeições feitas em casa como em praias, lanchonetes, restaurantes e com vendedores ambulantes. "Entre as orientações alerta-se para o cuidado ao preparar a refeição na residência, local campeão em contaminação de alimentos. Manter os alimentos em temperatura segura, muito quentes ou muito frios, por exemplo, é uma providência muito importante", completa.
Os consumidores que encontrarem qualquer tipo de irregularidade, como alimentos fora do prazo de validade ou armazenados de forma inadequada, devem comunicar o serviço de vigilância sanitária de sua cidade. Cuidados importantes: Lave sempre as mãos antes de preparar alimentos e após usar o banheiro. Proteja os alimentos de insetos e outros animais. Conserve os alimentos preparados acima de 65°C ou abaixo de 5°C. Não deixe alimentos cozidos por mais de duas horas em temperatura ambiente. Não misture alimentos cruz com os cozidos, nem use os mesmos utensílios na manipulação. Utilize sempre água potável, lave bem frutas e vegetais. Fique atento na hora de comprar alimentos, observe sempre o prazo de validade, a aparência do produto e o modo de conservação indicada pelo produtor.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial