Previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, a divulgação da Lista de Reclamação Fundamentada representa uma relação das queixas solucionadas pelo Procon. Nos últimos seis meses de 2011, 94% dos processos que chegaram ao órgão, foram arquivados com solução. Trocando em miúdos, dos 1202 processos arquivados, 1131 foram resolvidas com acordo. |
Uma das possíveis causas desse aumento seria um estreitamento dos laços entre as empresas e o próprio Procon; assim, elas resolveriam antes de o problema chegar até o órgão. "Existem processos em andamento. Mas o nosso objetivo é conciliar, fazer o acordo entre as partes", afirma o diretor-geral do Procon, Alexandre Caminha. O ramo de atividade que mais se destaca é a telefonia móvel/fixa. Após ficarem em primeiro lugar na lista de reclamações, caíram para terceiro e quarto lugar, respectivamente. De acordo com o diretor, o Procon cobrou da empresa para que fosse aberta uma loja de atendimento ao consumidor, o que ocasionou uma diminuição de 278% de reclamações já no primeiro semestre de 2011. Caminha ainda lembra que, após a sanção da lei municipal 721/2009, o papel do Procon junto a sociedade melhorou bastante. "Primeiro, pois tornou o Procon um órgão atuante, por estar presente, junto a comunidade; e também autuante, pelo fato de ter o poder de multar as empresas". O arquivo com todos os dados pode ser visualizado na página do Procon: www.blumenau.sc.gov.br/procon, no link "Lista de Reclamações Fundamentada". Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau |