Com a ajuda da tecnologia, os cidadãos brusquenses já podem usufruir de serviços públicos sem precisar sair de casa. O morador da cidade, por meio do Portal do Cidadão, pode informar à Prefeitura de Brusque quais os problemas que estão ocorrendo na cidade, desde coisas simples como uma lâmpada queimada em via pública ou limpeza de valas, até situações mais inusitadas, como a queda de um poste no meio da estrada. O acesso ao novo Portal do Cidadão pode ser feito pelo endereço portal.pmbrusque.com.br/atendenet.
A partir desta quinta-feira, 28, cerca de 200 outros serviços estarão disponíveis no Portal do Cidadão da Prefeitura de Brusque, que pode ser acessado por qualquer cidadão ou empresa da cidade – basta fazer um cadastro. Ao integrar o serviço, o usuário recebe um login único, que integra todos os serviços disponíveis no site. O sistema é móvel, podendo ser operado com tablets, celulares e computadores com acesso à internet. Por meio dele, também é possível emitir notas fiscais eletrônicas, Certidão Negativa de Débitos (CND), imprimir o carnê do IPTU e solicitar alvarás.
As empresas podem se inscrever e solicitar, de forma virtual, serviços públicos como emissão de tributos e certidões negativas. "Trabalhamos mais de dois meses para adaptar este nosso serviço às necessidades dos brusquenses", afirma Aldo Luiz Mees, diretor da IPM Soluções em Gestão Pública, desenvolvedora do Portal. Aldo também enfatiza que, por meio da ferramenta, qualquer um pode se autoatender, sem a necessidade de deslocamento até a prefeitura. "Ganha a população, que pode se autoatender no horário que quiser sem ter que gastar tempo e combustível para ir até a Prefeitura, e ganha o Município com economia de tempo dos servidores e com a automatização de alguns processos".
O projeto para criar o Portal do Cidadão começou em 2009, de acordo com o secretário de Governo do município, Cedenir Simon. Segundo ele, o objetivo era ter uma ferramenta de suporte ao cidadão. "Desde então, o processo de prestação de serviços públicos via internet tornou-se fundamental". Ele destaca que a nova ferramenta atuará em vários segmentos da Prefeitura, como tributação, obras e ouvidoria. "Dessa forma, garantimos comodidade para o usuário e qualificamos ainda mais nosso nosso atendimento à população".
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque