Edital do Sistema AlertaBlu é lançado

O edital de licitação para implantação do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau, o AlertaBlu, foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, dia 25. O sistema, que trabalhará 24 horas por dia e 365 dias por ano, terá como objetivo monitorar as condições meteorológicas e emitir alertas quanto a eventos naturais de risco para o município, como deslizamentos.

 

Os interessados em obter o edital podem solicitá-lo pelo e-mail licitações@blumenau.sc.gov.br ou retirá-lo pessoalmente no setor de Compras da Prefeitura, localizado na sala 25, 2º andar (Praça Victor Konder, nº 2, Centro).

O AlertaBlu inclui uma rede telemétrica, com sensores automáticos, uma Central de Operações e um software para gerenciamento de riscos e desastres. A rede telemétrica será formada, inicialmente, por 16 sensores para medição dos volumes de chuva e envio dos dados em tempo real, via rádio, para a uma central. Os equipamentos serão distribuídos nas cinco principais microbacias do município e irão operar de forma integrada com os sensores já ativos na bacia do Itajaí. Além disso, uma nova estação meteorológica fará a coleta de informações tais como temperatura, velocidade e direção do vento, umidade e pressão atmosférica.

Já na Central de Operações, ou sala de controle, atuarão três meteorologistas e seis técnicos, quatro de meteorologia e dois para suporte e manutenção de equipamentos. No local, os dados captados serão recebidos e interpretados para a emissão de previsões ou alertas via website, redes sociais, e-mail e SMS.

Tecnologia adaptada a necessidades locais
O AlertaBlu contará com um Sistema Informatizado de Monitoramento, Alerta e Gerenciamento de Riscos e Desastres (SiAlertaBlu). O software será criado por uma equipe de hidrologistas, desenvolvedores de sistemas e técnicos em geoprocessamento para atender as necessidades e características de Blumenau.

O SiAlertaBlu integrará informações cadastrais e mapas de risco geológico do município com as informações meteorológicas geradas pelo novo sistema. Uma vez que os mapas da Secretaria de Geologia apontam o risco de deslizamento em 35 áreas da cidade, o cruzamento desse levantamento com as novas informações do AlertaBlu permitirá ao município identificar situações de risco de forma mais precisa, bem como auxiliar e orientar a tomada de decisões pela Defesa Civil em determinadas localidades.

Com isso, comunidades em áreas de risco poderão ser avisadas com antecedência suficiente para tomar as providências necessárias. As autoridades competentes também poderão se mobilizar com mais rapidez. O AlertaBlu representa um investimento de R$ 7 milhões em 60 meses, com recursos próprios do município.

Referência utilizada
Para criação do Sistema Alerta Blu, Blumenau usou como modelo de gestão e de operação técnica o Sistema Alerta Rio (www.rio.rj.gov.br/alertario), usado pela cidade do Rio de Janeiro desde 1996. O sistema é coordenado pela Fundação Instituto de Geotécnica do município do Rio de Janeiro (GeoRio).

Assessoria de Comunicãção da Prefeitura de Blumenau

Comentar notícia