Brusque recebe certificação e apresenta experiência do Selo Social no II Simpósio ODM

O empenho da sociedade brusquense para construir um mundo melhor foi reconhecido no II Simpósio Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), nesta terça-feira, 27, no Auditório da Celesc, em Florianópolis. O Prefeito de Brusque, Paulo Eccel, apresentou a experiência do Programa Selo Social no evento, organizado pelo Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC). Na oportunidade, a Prefeitura de Brusque recebeu a Certificação ODM.

O prefeito Paulo Eccel participou do Painel 2 – 'A municipalização dos ODM: oportunidades de cooperação intersetorial'. Ele apresentou o Selo Social de Brusque e falou sobre os objetivos, a metodologia e os resultados dessa iniciativa da Administração Municipal. "A partir da experiência do Selo Social, a sociedade começa a dialogar mais e a trabalhar unida para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", explicou Eccel.

No final do evento, o Movimento Nós Podemos Santa Catarina promoveu a solenidade de entrega da Certificação ODM para 33 instituições que contribuem para mudar o mundo, de acordo com os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A Prefeitura de Brusque recebeu a homenagem pelo trabalho realizado no Programa Selo Social durante o ano de 2011.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Patrícia Pykocz Freitas, representou o prefeito Paulo Eccel na entrega da Certificação ODM. Também participaram do evento o secretário de Administração, Rogério Ristow, a secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, e a coordenadora do Programa Selo Social, Danielly Vieira.

Programa Selo Social de Brusque

O Selo Social é uma estratégia para estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O programa de Brusque reconhece órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais que promovem investimentos internos e externos em prol da sociedade.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação. Uma comissão formada por nove integrantes (três representantes de cada um dos setores) avalia os projetos das entidades participantes inscritas para certificação. Na edição de 2011 do Selo Social, 39 empresas, órgãos públicos e organizações não governamentais foram certificadas por desenvolverem ações em benefício da comunidade brusquense.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

1 – Acabar com a fome e a miséria

2 – Educação básica de qualidade para todos

3 – Igualdade entre os sexos e valorização da mulher

4 – Reduzir a mortalidade infantil

5 – Melhorar a saúde das gestantes

6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças

7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.