Seterb divulga balanço de 2012

Há poucos dias de encerrar o ano de 2012, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) divulga balanço da autarquia e avalia a gestão como positiva em diversos aspectos.

 

Transporte Coletivo
Após dois anos de obras, a primeira fase dos corredores exclusivos de ônibus já está ativada e vem apresentando bons resultados para o sistema.

São 16 quilômetros de corredores em seis vias principais da cidade. Nas regiões contempladas, passam aproximadamente 60% dos 125 mil passageiros atendidos diariamente pelo transporte coletivo. Antes das faixas exclusivas, a velocidade média dos ônibus era de 10km/h, enquanto o ideal era 23km/h. Com a implantação, todos os trechos obtiveram ganho de velocidade, alguns superaram as expectativas.

No caso do corredor de ônibus da Itoupava Norte, o bom desempenho resultou numa economia de 15 minutos por viagem realizada. Somente a linha troncal 10, que faz 327 viagens diárias, obteve um ganho de 30 minutos por sentido, se considerado o tempo desde a saída do terminal Aterro até o retorno ao mesmo ponto. A implantação dos corredores de ônibus apresentou também um ganho significativo ao meio ambiente, a redução no tempo das viagens, representa 163 horas de motores desligados por dia.

Integração intermunicipal
Além da implantação dos corredores de ônibus, Blumenau conseguiu executar a primeira integração intermunicipal de Santa Catarina. As primeiras empresas a integrarem foi a Auto Viação Rainha, com as linhas de Luiz Alves e Belchior, e a Auto Viação Verde Vale com a linha Baú. A integração acontece no Terminal Fortaleza, desde fevereiro. Os resultados também foram positivos: o tempo de espera no terminal para fazer a conexão foi compensado com o aumento de ganho de tempo nos corredores de ônibus, e os passageiros que antes pagavam duas passagens para chegar ao destino desejado em Blumenau, passaram a pagar somente uma. As demais empresas do transporte intermunicipal farão a integração tão logo que a bilhetagem eletrônica for implantada.

Integração fora do terminal
A integração fora do terminal é realizada desde junho, este benefício permite o passageiro saltar de um ônibus e embarcar em outro sem pagar uma nova passagem, a média mensal de integrações é de 6.815. O cartão C.E.I teve um importante papel na vida dos pais que levam e buscam seus filhos na creche. A integração acontece por meio de cadastro no Consórcio Siga e pode ser utilizado por aqueles que têm cartão trabalhador e passe fácil. Por mês, são realizadas aproximadamente dez mil integrações.

Trânsito
O número de veículos na frota da cidade vem crescendo a cada ano que passa. Há três anos, a cidade somava 188.385 veículos, após alguns incentivos e facilidades para adquirir carros e motos, Blumenau irá contabilizar um total de 221.864 veículos entre carros, motos e caminhões.

O ano de 2012 ainda não terminou, mas até o momento o departamento de estatísticas contabilizou uma redução no número de óbitos no trânsito de Blumenau. Nos últimos quatro anos, este foi o ano em que menos pessoas perderam a vida nas vias do município, em 2010 foi registrado o maior número de vítimas fatais, resultado de 61 óbitos nas estatísticas. Destes, 40 eram motociclistas.

Em 2011, 44 pessoas perderam a vida no trânsito de Blumenau, uma diminuição de 27,8%. Neste ano, mesmo sem ter terminado, e com um grande aumento na frota de veículos, as estatísticas de trânsito contabilizaram 35 vítimas fatais, em cinco automóveis, uma bicicleta, 24 motocicletas e cinco pedestres.

Escola Pública de Trânsito
Durante todo ano, a Escola Pública de Trânsito desenvolveu atividades pedagógicas de trânsito em diversas empresas e escolas do município. Participou de eventos, firmou parcerias com instituições, desenvolveu atividades educativas, tudo com um único intuito: levar às crianças, adolescentes, pais e professores a boa educação e os mandamentos da responsabilidade no trânsito.

A Escola Pública de Trânsito encerra o ano com 189 atividades desenvolvidas e 15.763 pessoas atingidas. Dados este que representa a humanização do trânsito da cidade. A próxima atividade da EPT é a campanha volta às aulas, que deve iniciar no segundo semestre de janeiro.

Aeroporto
O Aeroporto Regional de Blumenau passou por grandes reformulações e avanços em 2012. Cumprindo com suas funções e legislação o Seterb formou uma equipe mínima necessária para as atividades aeroportuárias executivas e regionais, de forma qualificada de acordo com os padrões atuais exigidos pela Associação Nacional da Aviação Civil (ANAC) e autoridades aeronáuticas (militar).

O investimento nas pessoas começou em 2011, com treinamentos e formação básica dos servidores de carreira lotados no aeroporto. Hoje, eles estão qualificados e preparados de acordo com as necessidades. Além disso, o aeroporto de Blumenau implantou o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), o que favorece a obtenção de Horário de Transporte Aéreo (Hotran).

Por mês, são realizados 1.600 pousos e decolagens, 60% de escola de aviação e 40% da aviação civil. Outro dado importante é a UTI aérea que faz pelo menos um transbordo de paciente ou órgão em cinco operações por mês. A arrecadação tarifária passou de R$ 150 em 2008 para R$ 14 mil/mês em 2012.

Assessoria de Comunicação do Seterb.