Em parceria com o Centro de Educação Para Jovens e Adultos (Ceja), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) promove, nesta sexta-feira, dia 8, a abertura do início dos trabalhos de alfabetização com 20 reclusos do Presídio Regional de Blumenau (PRB). A solenidade será realizada às 8h30, paralelamente ao lançamento do curso de auxiliar de costura, com a presença do prefeito Napoleão Bernardes.
Numa iniciativa da própria Semudes, o Curso será ministrado através do Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal, sempre às terças e quintas-feiras, no período da tarde. A duração é de oito meses, com avaliação dos participantes após esse prazo. Em Blumenau será a primeira vez que este trabalho será efetivado. O objetivo é fazer que com o município possa contribuir de forma real e significativa na alfabetização dos reclusos, permitindo a eles futuramente uma melhor inclusão social.
Brasil Alfabetizado
O Brasil Alfabetizado tem como objetivo promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Blumenau.