As empresas blumenauenses têm até o dia 30 de abril para se inscrever na terceira edição do selo Empresa Destaque no Atendimento (EDA). As empresas interessadas em receber a certificação devem se manifestar junto ao Procon, encaminhando uma solicitação para o e-mail seloedaprocon@blumenau.sc.gov.br, a fim de que o órgão de defesa do consumidor avalie o pedido a partir da Lista de Reclamação Fundamentada. No e-mail devem constar informações como: razão social, CNPJ, nome fantasia, responsável, telefone e endereço.
O selo é aberto para todas as empresas e tem como objetivo premiar quem respeita os direitos dos consumidores. As empresas inscritas serão classificadas com base em critérios pré-estabelecidos, tais como o cumprimento de legislação em relação ao Código de Defesa do Consumidor, o número de reclamações junto ao Procon e a consequente rapidez no tempo de solução. As empresas poderão ser certificadas dentro das seguintes categorias:
* Selo Ouro: corresponde àquela empresa que possui o nome na Lista de Reclamação Fundamentada, porém, obedece alguns critérios, tais como um índice acima dos 90% de resolução, rapidez na solução e participação no Mutirão de Conciliação;
* Selo Diamante: entregue para empresas que não tiveram reclamação registrada junto ao Procon no último semestre;
* Selo Excelência: destinado somente para estabelecimentos que mantiveram o selo Diamante pelo período mínimo de dois semestres.
O projeto dos Selos EDA (Ouro, Diamante e de Excelência) é uma iniciativa do Procon de Blumenau, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e do SindiLojas. O objetivo é levar ao conhecimento da população as empresas e lojas que se destacam pelo bom atendimento a fim de facilitar a decisão do consumidor quanto a onde adquirir o melhor produto ou serviço. Até hoje, mais de 200 selos já foram entregues em diversos estabelecimentos da cidade. A lista completa pode ser conferida em: http://zip.net/btjPvZ
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.