III Simpósio da Educação da Comunidade Bethânia acontecerá em Brusque

Dentro da programação de aniversário dos 153 anos de Brusque, a qualidade da educação dos estudantes brusquenses e a garantia de futuro que uma boa educação pode permitir estará em debate com a realização do III Simpósio da Educação da Comunidade Bethânia, que será realizado nos dias 1 e 2 de agosto. O lançamento do evento foi realizado na tarde de hoje, 08, na Prefeitura de Brusque e contou com a presença de lideranças da Comunidade Bethânia, das secretarias de educação dos municípios de Brusque, Guabiruba e Gaspar e representantes das entidades educacionais de ensino superior do município.

O simpósio também contará como horas de formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Educação de Brusque, e a inscrição de mais de 700 pessoas já está confirmada, de acordo com a secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer. O evento será realizado no auditório da Igreja Calvário, no bairro Jardim Maluche, sendo esperados cerca de 1500 participantes.

A secretária ainda destacou que a Comunidade Bethânia tem oferecido grandes serviços para a área da educação, com a realização dos simpósios, pois grandes nomes são trazidos para a troca de experiências com os participantes. "Na educação temos vivido grandes momentos, e este será mais um deles. Essa parceria com Bethânia tem permitido pensar a educação, a saúde e o social de maneira conjunta, o simpósio é um evento para além dos professores, é para todas as pessoas repensarem sua dinâmicas diante da vida", pontuou.

Durante a realização do evento, Brusque vai receber das lideranças da Comunidade bethânia o primeiro prêmio de "Cidade que Educa", um reconhecimento pelos investimentos e resultados obtidos com a educação no município. O anúncio foi feito pelo próprio presidente da instituição, Padre Vicente de Paula Neto.

O vice-prefeito de Brusque, Evandro de Farias, reforçou que a educação foi um dos pilares mais significativos na avaliação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Firjan, que considerou os índices municipais em educação, saúde e emprego e renda, constatando Brusque como a segunda melhor cidade para se viver em Santa Catarina,d e acordo com o estudo. "Os investimentos feitos agora em educação em Brusque, já estão sendo reconhecidos, e serão sempre lembrados quando cidadãos de bem estiverem contribuindo com o desenvolvimento da cidade, graças à eduação que receberam", enfatizou.

Objetivos do simpósio

%uF069 Promover e ampliar a capacidade de interlocução com os diferentes atores da sociedade;
%uF069 Estreitar a relação escola-comunidade, incentivando-os a tomar consciência do seu poder transformador nos entraves do processo ensino-aprendizagem;
%uF069 Refletir sobre as relações existentes entre intolerância, não-aprendizagem e violência e fomentar práticas educativas diferenciadas;
%uF069 Consolidar a parceria família-escola, fazendo-os compreender o protagonismo familiar no letramento de cada estudante;
%uF069 Identificar, na educação e na interação social, os instrumentos significativos para o autoconhecimento e para promoção de uma vida de qualidade;
%uF069 Captar recursos para a manutenção da Comunidade Bethânia.

Ministrantes
1. Gabriel Chalita (SP) – Doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica. Atualmente, é Deputado Federal, professor da PUC-SP, membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras e palestrante.

2. Maria José Rocha Lima (Brasília-DF): Mestre em Educação, Psicopedagoga, especialista em alfabetização e letramento, autora e consultora educacional.

3. Thiago Chaer (PR) – Especialista em inovação e tecnologia aplicadas à educação. Idealizador e Presidente do Instituto Inovar para Educar, organização orientada para a melhoria da educação, por meio do apoio a formação continuada de educadores.

4. Edileide Castro (BA) – Mestre em Psicologia Multifocal, Especialista em Docência Superior; Pedagoga com habilitação em Supervisão Pedagógica; Psicanalista Clínica; escritora e conferecista.

5. Hamilton Werneck (RJ) – Doutorando em Educação, pós-graduado em educação, pedagogo e autor de diversos livros.

6. Myrian Rios (RJ) – Atriz, Missionária, e Deputada Estadual – RJ.

7. Gabriel Perissé (SP) – Pós-doutor em Filosofia e História da Educação – Unicamp, Mestre em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), palestrante e escritor.

8. Vicente de Paula Neto (MG) – Sacerdote, filósofo, teólogo, especialista em Educação, escritor, apresentador de TV. Atualmente é Presidente da Comunidade Bethânia.

Programação

1º dia – 01/08/2013

17h – 19h: Credenciamento
19h – Cerimonial
19h30 – Palestra: Os sete pecados capitais e as virtudes da educação (Gabriel Perissé – SP)
21h00 – Encerramento

2º dia – 02/08/2013

8h30 – 10h – Palestra: Do erro também se aprende: avaliar com responsabilidade. (Hamilton Werneck – RJ)
10h – Intervalo
10h30 – 12h – Sala de Conversas: A Escola e a Construção da Cidadania
Convidados: Myrian Rios (RJ); Maria José Rocha Lima (DF); Pe Vicente de
Paula Neto (SC); Mediadora: Gracielle Boing (SC)

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Diversidade e inclusão: desafios, mediações e um novo olhar (Edileide Castro (BA)
14h50 – Intervalo

7 III SIMPÓSIO DA EDUCAÇÃO
15h20 – Novas tecnologias e a formação do educando: desafios ao educador – Thiago Chaer (PR)
16h40 – Assinatura da carta de intenções para o IV Simpósio da Educação.
16h45 – Educação: construindo relações de essência e convivência – Gabriel Chalita (SP)
18h00 – Encerramento/Entrega de Certificados

Secretaria Municipal de Comunicação Social de Brusque.