Dentro de 60 dias Blumenau passará a contar com um Fórum Municipal de Educação. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 21, durante a II Conferência Municipal de Educação. O encontro, que aconteceu na Uniasselvi, reuniu 452 pessoas credenciadas. Elas deliberaram pela criação do Fórum, bem como elegeram 24 propostas de melhorias para a educação, que serão apresentadas na Conferência Intermunicipal.
A criação de um Fórum Municipal de Educação já era uma necessidade constatada pela sociedade civil organizada e que foi apoiada pelo prefeito Napoleão Bernardes e pela secretária de Educação, Helenice Luchetta, durante a solenidade de abertura da Conferência. Conforme conta a presidente da Comissão Organizadora do evento, Laura Chaves, nos próximos dias a ata da Conferência será encaminhada para o Executivo Municipal a fim de que sejam emitidos convites para todos os segmentos da sociedade que queiram integrar o Fórum.
De acordo com Laura, "é de fundamental importância que todas as entidades integrem o Fórum, não só os representantes da área da educação". Ela explica também que, por deliberação dos presentes na Conferência, ficou definido que a Prefeitura deve concluir os trâmites de constituição do Fórum no prazo de 60 dias. O Fórum Municipal de Educação terá como principal atribuição discutir todas as políticas municipais de educação.
Ainda durante o evento, foram realizadas palestras sobre os dois eixos de debates definidos pela Comissão Organizadora da II Conferência Municipal de Educação, com base nos sete eixos temáticos apresentados no Documento-Referência disponibilizado pela Conae 2014. As palestras trataram dos eixos I e IV, que discutem "O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação" e a "Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem".
Após as palestras e os debates, foram apresentadas 53 propostas voltadas às temáticas de gestão escolar, formação de professores e qualidade de ensino. Destas, 24 foram aprovadas e serão encaminhadas para a Conferência Intermunicipal de Educação, que acontece em agosto. Todas as deliberações desses encontros serão apresentadas posteriormente na Conferência Nacional da Educação (Conae), que será realizada fevereiro de 2014.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.