Brusque é o município com maior expectativa de vida do Brasil

Às vésperas do seu aniversário de 153 anos, Brusque recebeu hoje um presente mais do que especial: a confirmação de cidade com maior índice de longevidade do Brasil. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou nesta segunda, 29, os dados do Atlas Brasil 2013, que apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios. Pelos dados revelados a expectativa de vida do brusquense chega a 78,64 anos, com IDHM de 0,894.

O índice considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma cidade: o IDHM é constituído da avaliação de critérios relacionados à saúde, educação e renda. Os índices em cada segmento de Brusque ficaram assim registrados: IDHM Renda – 0.794; IDHM Longevidade – 0.894 e IDHM Educação – 0.707.

Durante a divulgação foi apresentada a nova plataforma na qual as informações dos municípios estão compiladas. Interessados podem acessar o endereço http://www.atlasbrasil.org.br/2013/

Como se mede o IDHM

Em termos numéricos o índice é calculado de zero a um – 0 significa nenhum desenvolvimento humano, e 1, desenvolvimento humano total. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o município.

Expectativa de vida

O IDHM de longevidade é medido pela expectativa de vida. Neste item, os cinco municípios do topo da lista são de Santa Catarina. Já entre os que os ocupam as últimas posições, cinco estão em estados do Nordeste.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.