Caracterizar o público que circula pela região. Este é o objetivo de uma pesquisa inédita realizada pela Santur – Santa Catarina Turismo S/A, na região do Vale do Rio Tijucas. A médio prazo pretende-se, a partir dessa pesquisa piloto, atingir todas as dez regiões turísticas catarinenses.
Em parceria com os órgãos municipais de turismo de Botuverá, Brusque, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas, a pesquisa foi realizada de 14 a 22 de agosto nos municípios de Brusque e Tijucas, considerados portões de entrada da região.
Denominada "Estudo da Demanda Turística Regionalizada do Vale do Rio Tijucas", trata-se de uma análise descritiva e quantitativa, com determinação do perfil dos visitantes (turistas, excursionistas, passantes e residentes). "Este trabalho é muito importante para Botuverá, que tem muito potencial, principalmente para o turismo rural", explica Jefersom André Mariani, diretor da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, um dos pesquisadores.
Mariani conta que o município está crescendo e se estruturando, o que aumenta as perspectivas para o investimento em turismo. "A cidade tem muito a oferecer para quem procura um local tranquilo, com paisagens lindas, segurança e conforto. Botuverá tem, ainda, a maior e mais bem ornamentada gruta do Sul do Brasil. É um privilégio para a região e queremos que todos saibam disso".
Metodologia importada
A metodologia é implementada nas regiões turísticas do Estado do Paraná desde 2002 e servirá de modelo para o Estado catarinense, por meio de acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Turismo do Paraná.
O trabalho conta com o acompanhamento da estatística Gilce Zelinda Battistuz, consultora do Estado do Paraná.
SC 486
Com o objetivo de facilitar a chegada de turistas à Botuverá, o prefeito José Luiz Colombi (Nene) enviou ofício ao prefeito de Brusque, Paulo Eccel, solicitando que o trecho da SC 486 entre o banco HSBC e a rótula da figueira, em frente ao supermercado Archer, seja modificado. No sentido Brusque a Botuverá, os motoristas precisam fazer um desvio já que o trecho passa a ser via única.
Segundo Nene, a reivindicação de mudança é de motoristas que usam diariamente a rodovia, turistas e agências de turismo. "Pessoas que transitam pelo local e turistas que visitam Botuverá todos os anos relatam transtornos pelo desvio da rota. O ideal seria que o trecho fosse de duplo sentido, como o é ao longo de todo o restante da rodovia".
Para Nene é preciso facilitar ao máximo a chegada de novos visitantes à cidade e o trânsito é um dos principais cartões de visita.
AssessorIa de imprensa da Prefeitura de Botuverá.