Na tarde de segunda-feira, 14, o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, assinou com o Governo do Estado o convênio do Programa Bem-Te-Vi, Segurança por Videomonitoramento, que visa dar mais segurança à população. Nove câmeras serão instaladas no município até dezembro de 2014. A central ficará na sede da Polícia Militar de Guabiruba, mas o monitoramento será feito na Central de Operações da PM- COPOM em Brusque. A próxima etapa do processo é o lançamento do edital para definição das empresas que farão a instalação e manutenção dos equipamentos.
A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito na presença do major Sérgio André Maliceski, que trabalha na coordenadoria de videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do major do 18º Batalhão de Polícia Militar, Moacir Gomes. Conforme Maliceski, Guabiruba é uma das 100 cidades que receberão os equipamentos na segunda etapa do programa Bem-Te-Vi. Na primeira, 51 municípios foram contemplados. "A câmera atua em três eixos. O primeiro é o preventivo. Quando a prevenção não ocorre, temos a repressão. A imagem chega à polícia, que vai ao local para tentar evitar o crime. Se não há sucesso nessas duas ações, as imagens servem para o terceiro eixo, o da investigação", destaca o major.
Segundo o prefeito, o programa irá proporcionar mais segurança aos guabirubenses, tanto que o convênio foi aprovado por unanimidade pelos nove vereadores. "O Programa Bem-Te-Vi otimiza os recursos não só financeiros, mas também humanos. Como a Polícia Militar tem pouco efetivo e para que isso não prejudique os trabalhos dos municípios pequenos, a centralização fica com cidades maiores, no nosso caso, com o Copom de Brusque, até porque hoje toda cobertura na cidade é feita via Copom pelo 190. Já temos nosso efetivo reduzido e se tivéssemos que disponibilizar mais policiais para o trabalho de videomonitoramento, ficaríamos ainda mais prejudicados", avalia Kohler.
O investimento pelo município aprovado na Câmara de Vereadores é R$ 98.922,50, enquanto o Estado investirá R$ 130.122,50.
Assessoria de imprensa da prefeitura de Guabiruba.