Prefeitura promove 1º Mercado de Pulgas de Gaspar neste domingo (16)

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e do Departamento de Cultura, promoverá neste domingo (16) o 1º Mercado de Pulgas de Gaspar. No evento, 30 pessoas estarão expondo, vendendo e/ou trocando seus produtos. Além de gasparenses, haverá expositores das cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Guabiruba, Jaraguá do Sul e Pomerode.

Entre os produtos estão antiguidades como brinquedos, discos de vinil, toca discos, CDs, DVDs, peças de carro, patins, rodas de carroça, bicicletas, televisores de época, chaveiros, louças, mesas de centro, livros, revistas, latas de filmes e de cinema.

Além disso, haverá artigos de decoração como objetos de demolição, pinturas, peças de cerâmica, espelhos em madeira, fotografias autorais e artigos de madeira restaurados; bijuterias; artigos para cabelo e guloseimas como trufas, alfajor, pão de mel e chocolates artesanais.

O evento será realizado na Praça Getúlio Vargas (Rua Coronel Aristiliano Ramos, Centro), com abertura às 9h e encerramento às 15h. A programação da feira livre cultural contará com quatro apresentações culturais. O grupo Pirão Catarina se apresentará às 9h30, em seguida, às 11h30, será a vez do grupo Rivotrio. Às 13h haverá uma apresentação de dança, regida pelo professor Marcelo Siqueira. Para encerrar, às 14h, o grupo Capivara Cultura Rítmica animará o público.

Na feira também será promovida uma oficina gratuita de Cartonagem, com a professora Débora Darós, das 9h30 às 12h. Todas as vagas já estão esgotadas.

O 1º Mercado de Pulgas de Gaspar tem como objetivos estimular a produção e a valorização da economia criativa por meio de troca solidária ou venda; propor a circulação livre dos expositores e público; valorizar e incentivar a reutilização de materiais artesanais, industrializados ou reciclados; e oportunizar para a comunidade o contato com iniciativas que despertem o interesse para os segmentos da economia sustentável.

Sobre o Mercado de Pulgas

O nome "Mercado das Pulgas" tem origem em Saint-Ouen, nos subúrbios do norte de Paris, e define um grande bazar ao ar livre, assim chamado – marché aux puces -, por causa da venda de vestuário, muitas vezes, infestado por pulgas.

O formato se espalhou pelo mundo com uma proposta mais fashion e descolada e hoje em dia dezenas de Mercados acontecem em diversas partes do globo, reunindo vendedores para comercializar bens antigos, usados e outras mercadorias, inclusive de fabricação artesanal.

Diretoria de Comunicação Social da prefeitura de Gaspar.