A cultura é essencial para o desenvolvimento da cidadania de qualquer indivíduo. Por isso, a cada ano a Prefeitura de Brusque tem aumentado os investimentos no setor e, em 2014, a previsão é de que sejam aplicados quase R$ 2 milhões em ações culturais. Seja na promoção de shows, peças teatrais, exposições, oficinas ou cursos e palestras, os brusquenses têm hoje acesso livre e democrático a diferentes modalidades artísticas que podem ser conferidas ao longo de todo o ano.
A superintendente da Fundação Cultural de Brusque, Eudez Pavesi, explica que o valor reservado pelo orçamento municipal é utilizado para planejamento e execução de todas as atividades do setor no município, desde manutenção e aluguel de espaços, contratação de profissionais, até a realização de eventos e programas.
Parte do montante é destinado aos artistas locais por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que abrange desde o edital de fomento para novos projetos até eventos como o Rock na Praça, Consciência Negra e Terno de Reis e outros. Além disso, a população ainda pode aproveitar ações como o Calçadão na Cônsul e o Arte nos Bairros, Museu Aberto, Sala Brusque Virtual, Caminhos da História, Feira de Artesanato, Música no Hospital, entre outros projetos.
Outra iniciativa bastante conhecida da população e que já contribuiu para a educação e formação artística de milhares de pessoas é o Arte em Toda Parte, que oferece cursos gratuitos à comunidade em diferentes localidades do município. As inscrições para aqueles que querem participar da iniciativa continuam abertas e os interessados devem entrar em contato com a Fundação Cultural de Brusque para efetuar a matrícula.
A FCB está localizada em uma nova sede, na Praça da Cidadania, inaugurada em 2013. A construção do espaço é fruto de investimentos aplicados no setor e dá ainda mais qualidade às ações desenvolvidas na cidade. Localizada no centro de Brusque, a sede possui acesso facilitado à população e ainda um espaço para exposição de arte. No local também funciona a Biblioteca Municipal, que atende a comunidade e também as escolas do município com o programa Vamos à Biblioteca.
Eudez acrescenta que nos últimos anos diversos fatos foram marcantes para a cultura brusquense. Além dos citados acima, destaca também a aprovação do Plano Municipal de Cultura. "Ainda há muito o que fazer, mas vemos que hoje a relevância da atividade cultural em Brusque segue um cenário nacional, conquistando o devido reconhecimento aos poucos", acrescenta.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.