Alemães, italianos, poloneses, portugueses e afro-descendentes se tornam um só povo na Felicità. A festa das etnias reúne a cidade a partir desta quinta-feira, 3, para celebrar as tradições e a cultura das nações que contribuíram para a formação de Brusque. A abertura do evento será às 19h, no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof.
Durante quatro dias, diversas atrações que resgatam a diversidade étnica da cidade irão encantar o público na Felicità. Uma delas é o Coral Giuseppe Verdí de Botuverá, que sobe ao palco na noite de sexta-feira, 7, e apresenta seis canções folclóricas italianas.
Para o integrante do coral e secretário da Associação Italiana Coral São José de Botuverá, Fábio Maestri Bagio, a festa é especial e serve para mostrar a importância das culturas para a região. "Participar de um evento que envolve várias etnias é importante para manifestar a cultura italiana e a importância que ela tem para a região, além de resgatar as tradições e costumes do povo italiano".
Em seguida, a noite Polonesa tem as apresentações do grupo folclórico Piaskova, de Indaial, e o musical Coração Nativo, de Curitiba. "O grupo formado por descendentes poloneses desenvolve um trabalho muito bonito na região do Paraná. Com arranjos musicais especiais as apresentações envolvem e emocionam os participantes", garante o membro da Fundação José Walendowsky de Brusque, Ivan Walendowsky.
Shows
No sábado, uma das grandes atrações da Felicità será a banda Expresso Rural, um dos ícones da música de Santa Catarina dos anos 80, que promete levar ao público os maiores sucesso da banda no formato que tem conquistado os fãs fiéis, com quatro violões e quatro vozes. O show será no pavilhão externo e a entrada é gratuita.
A programação segue no domingo com a abertura da Feira do Artesanato e almoço com comidas típicas. Além disso, um dos destaques do último dia da Felicità será o Rancho Português e Folclórico Edux, de Itajaí. Na apresentação ao vivo da "Tocata", que representa a cultura portuguesa de base açoriana de várias províncias de Portugal, em especial a região do Minho e arquipélago de açores, o grupo apresentará peças em que os integrantes irão interagir com o público.
A coordenadora e coreógrafa do grupo, Graziela Pereira, revela que as ações terão o diferencial de interagir com o público para que os visitantes deixem a festa conhecendo mais sobre cultura.
Graziela destaca ainda a oportunidade de mostrar um pouco mais da cultura portuguesa para Brusque e região. "Encontros como esses são fundamentais para mostrar, resgatar e divulgar nossa cultura, e também, claro, apreender sobre os demais povos".
Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.