Parque das Esculturas inaugura no dia 24 de abril

O Parque das Esculturas será oficialmente inaugurado no dia 24 de abril. Construído pela Prefeitura de Brusque, o local promete se tornar uma das principais atrações artísticas e culturais não apenas de Santa Catarina, mas de todo o Brasil. No total, 40 esculturas irão compor o acervo do parque. Oscar Niemeyer, Fernando Brennand e Amilcar de Castro são alguns dos artistas consagrados que assinam as obras.

Além deles, será possível encontrar raridades como a produção em mármore da japonesa radicada no Brasil, Tomie Ohtake, e uma das últimas obras do escultor italiano Gio Pomodoro, feita em Brusque meses antes de seu falecimento. "É o maior acervo em mármore da América Latina, junto com a Rota 66 está transformando a cidade numa verdadeira galeria de arte a céu aberto", destaca o secretário de Comunicação, Didi Maçaneiro.

O ritmo dos trabalhos no Parque é intenso, e algumas obras ganham atenção especial. Na terça-feira, 8, a obra "Halia" de Francisco Brennand foi relocada para um lugar de maior evidência.

A escultura é um dos destaques do Parque, pois, é a única feita em mármore por Francisco Brennand. O artista brasileiro é reconhecido por realizar grandes projetos artísticos. Brennand já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Suas esculturas lembram totens, com signos e personagens que remetem às culturas arcaicas e mitológicas com algum aspecto trágico. No Recife, o ceramista transformou a olaria da família em ateliê e museu que hoje é referência na cidade.

Infraestrutura

Além da relocação da obra, os trabalhos no local se concentram na limpeza, jardinagem e colocação da iluminação. O espelho d' água na obra desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer também está sendo finalizado.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.