A Secretaria da Saúde de Gaspar inicia nesta terça-feira (22) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que prosseguirá até 9 de maio. Devem ser vacinadas contra a gripe crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, idosos, mulheres de resguardo até 45 dias, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. É importante lembrar que para receber a vacina é necessário que o usuário apresente o seu cartão vacinal.
Todos os profissionais de saúde inscritos em seus Conselhos Regionais e que possuem a Carteira do Conselho Regional também poderão receber a vacina contra a gripe. Ainda receberão a vacina pessoas que se encaixam dentro das categorias de doenças de risco clínico: doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas. Além disso, pessoas com imunossupressão, transplantadas, portadoras de trissomias, com diabetes mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos e com obesidade grau III terão direito a receber a vacina. Essas pessoas deverão apresentar comprovação médica para receberem a vacina contra a gripe.
A vacina disponibilizada gratuitamente para todos estes grupos será trivalente, ou seja, protegerá contra três tipos de vírus da gripe, entre eles o H1N1. A meta da Secretaria de Saúde de Gaspar é vacinar em torno de 10 mil pessoas.
As unidades de saúde do município promoverão neste sábado (26) o Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe. As unidades que participarão neste dia serão a do Barracão, Bela Vista, Belchior, Centro, Figueira, Gaspar Grande, Gasparinho Quadro, Margem Esquerda, Poço Grande e Santa Terezinha. O horário de atendimento será das 8h às 17h.
No dia 26, as equipes da Secretaria de Saúde realizarão também vacinação a domicílio para pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção. Caso alguém não receba a vacina nessa data, a atividade será continuada pela Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (Eacs).
As unidades de saúde do Gaspar Alto e da Lagoa anteciparão seu Dia Nacional para esta quarta-feira (23) e sexta-feira (25), respectivamente. As vacinas e materiais da Unidade de Saúde do Gaspar Alto serão encaminhados pela Vigilância Epidemiológica. Já a Unidade de Saúde da Lagoa terá suas vacinas e materiais encaminhados pela ESF Margem Esquerda.
Diretoria de Comunicação Social da prefeitura de Gaspar.