Focado em atender a demanda dos municípios catarinenses, iniciou nesta terça-feira (24), em Brusque o VII Fórum Extraordinário da Undime/SC: Gestão Escolar e Formação de Professores. O encontro que segue até quinta-feira (25), conta com a presença de cerca de 200 dirigentes e equipes pedagógicas das secretarias municipais de Educação de todo o estado. O encontro é realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC).
Com palestras e debates voltados para a gestão e formação dos educadores, o objetivo do fórum é envolver a comunidade escolar, e encontrar soluções para pontos específicos do ensino no estado. "Teremos palestrantes de renome para discutir questões que envolvem nosso dia a dia", explica a secretária municipal de Educação de Brusque e vice-presidente da Undime, Gleusa Luci Fischer. "A gestão hoje é muito ampla e também a base para atingir pontos importantes na formação dos alunos. Esse é um momento de juntos conhecer exemplos e discutir soluções para uma boa gestão e formação", complementa.
A presidente da Undime e secretária de Educação de Chapecó, Astrit Maria Savaris Tozzo, reforçou a importância de articulações de todos os envolvidos no ensino municipal. Para ela, a preocupação e as necessidades são as mesmas de todos os gestores de municípios maiores e menores. "Todos sabemos onde queremos chegar, mas não estamos sabendo como. Por isso, precisamos de apoio de todos e focar nas nossas crianças".
Preocupação constante
Durante a abertura do VII Fórum, prefeito de Brusque, Paulo Eccel, destacou a importância do trabalho desenvolvido por cada participante do encontro, e também falou sobre os avanços visíveis na educação dos municípios, em especial de Brusque. "A educação de hoje está muito melhor do que do passado. Somos pedra bruta e com o passar do tempo precisamos lapidar, é assim também na educação".
Outro ponto levantado pelo prefeito foi em relação aos recursos destinados para educação. Hoje, embora em alguns momentos os recursos sejam poucos, é necessário segundo, Eccel, atenção na hora de aplicar. Além disso, a sonegação é outro fator que precisa ser combatido quando se trata de investir em educação."Se tem problema é porque tem solução, e nesses dois dias de encontro é o momento de discutir e encontrar essas soluções. Embora os recursos sejam poucos, precisamos acabar com a sonegação e consequentemente teremos mais para investir em todas as áreas", justifica.
Exemplos para avançar
Além dos debates, a secretária de Educação de Brusque, comenta que o encontro proporciona ao município a oportunidade de apresentar projetos que estão sendo desenvolvidos na educação, e conhecer novos que possam ser implantados. "Para Brusque esse é um momento muito rico, pois, podemos apresentar o que estamos desenvolvendo, aprender e avaliar pontos que precisam avançar".
Além das palestras e debates, os participantes do Fórum participam no início da noite da inauguração do Parque das Esculturas.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.