O presidente da AMMVI e prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, participou nesta segunda-feira (8) de reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na capital federal. Com ele, mais de cem prefeitos ajudaram a entidade no planejamento de ações para o próximo ano.
O encontro teve como destaque a pauta a ser levada aos Poderes Legislativo Federal, Executivo e Judiciário. Durante apresentação, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, falou sobre as reformas política, previdenciária e fiscal em discussão no Congresso e que impactam os governos municipais.
Segundo ele, deve ser feita uma pesquisa com os prefeitos para firmar a posição da entidade em relação a temas como o fim da reeleição e a coincidência de mandatos.
No entendimento de muitos prefeitos que expuseram opinião no encontro, a reforma fiscal é o grande destaque. Ela envolve itens relacionados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), atualização da lei do Imposto Sobre Serviços (ISS) e regulamentação da Planta Genérica de Valores para cobrança do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU).
Na ocasião, foi apresentado ao conselho um calendário de ações, com cronograma e atividades recomendadas, com início marcado para fevereiro. Também foram discutidas agendas para reuniões de bancadas estaduais com os dirigentes do movimento. Ziulkoski também reforçou convite para a presença constante no Congresso, principalmente na possibilidade de votações de interesse municipalista.
“A AMMVI tem marcado forte presença nas mobilizações municipalistas para acompanhar as lutas e fortalecer a causa. Além disso, os prefeitos do Médio Vale são informados sobre as matérias em discussão e se unem em prol de bandeiras que beneficiam os Municípios, independente da sigla partidária”, observa o presidente da Associação.
Ascom AMMVI com informações da Agência CNm.