Defesa Civil apresenta cota de enchente das ruas de Brusque

A partir do dia 22 de outubro a população de Brusque poderá acessar a cota de enchente de sua rua e saber exatamente com quantos metros de elevação do rio sua casa poderá ser atingida pela água. Os dados estão já disponíveis no site da Defesa Civil (http://defesacivil.brusque.sc.gov.br/).

Na tarde desta quarta-feira o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, órgão ligado à Universidade Regional de Blumenau – Furb, fez a apresentação da carta e cotas enchente de Brusque.

Durante os trabalhos de campo foram levantados mais de 1.900 pontos onde foram estabelecidas as cotas de cheia, ou seja, com quantos metros de elevação do rio a água poderá atingir o local. Além disso, baseado na enchente de 2011, quando o rio chegou a 10,03 metros, foi feita a carta enchente, como explicou o professor Ademar Cordero: "Com esses dados fomos a campo, vimos as marcas da enchente, entrevistamos moradores e podemos estabelecer e simular a mancha de enchente de sete a 15 metros".

O prefeito Paulo Eccel destacou que com as cotas de enchente toda a população será beneficiada. "Temos o radar meteorológico que antecipa a quantidade de chuva, a telemetria, em que o cidadão pode ver em tempo real em quantos metros está o rio e agora as cotas que complementam. Em um possível evento climático, que esperamos que demore a acontecer, todos estarão bem informados".

O diretor da Defesa Civil, Evandro Melo do Amaral, enfatizou que as cotas são de extrema importância para o município. "Vai ajudar a população, mas também o planejamento da cidade, o empreendedor, que saberá onde e como construir, e vai auxiliar o trabalho da Defesa Civil".

Evandro ressalta que os próximos passos serão o desenvolvimento de um aplicativo simulador para enchentes de sete até 15 metros e a disponibilização por meio do site da Defesa Civil do Plano Individual de Ação. "Este é um plano para a família, que vai preencher com a cota de sua rua, quando sair de casa, por onde sair, para onde ir, os telefones de contato. Essa prevenção dará autonomia para a população que poderá se autoproteger".

Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.