Vídeo do Pelznickel é sucesso nas redes sociais

Tudo indica que Guabiruba é um dos poucos locais do Brasil em que você pode se deparar com um Pelznickel neste período do ano. O Papai Noel do Mato, como também é chamado por aqui, sai às ruas com vestes em trapos, muita barba de velho, folhas, chifres de animais, chicotes e correntes fazendo barulho e cobrando das crianças obediência. Antigamente, se fosse pedido dos pais, eles chegavam a dar umas palmadas. Hoje os tempos são outros, mas a tradição alemã trazida pelos imigrantes em 1862 se perpetua geração após geração. E as crianças até sentem medo, mas no fundo existe também uma grande simpatia.

Simpatia confirmada após a publicação de um vídeo de 47 segundos no Facebook da Prefeitura de Guabiruba. A pequena entrevista com o Pelznickel caiu na rede e no gosto do internauta, atingindo o recorde das visualizações e compartilhamentos da página oficial da prefguabiruba. O vídeo atingiu 29.541 visualizações até o início da tarde de terça-feira, 2 de dezembro, teve 1.180 compartilhamentos e 83.616 pessoas alcançadas. Números que ultrapassam a população do município, de pouco mais de 20 mil habitantes.

De acordo com a Assessora de Imprensa da Prefeitura, Suelen Cerbaro, o objetivo da publicação foi divulgar a tradição e a Pelznickelplatz – a casa do Pelznickel, localizada na rua Nicolau Schaefer, bairro Imigrantes, n° 647, que estará aberta para visitação nos dias 12, 13, 19 e 23 de dezembro das 19h às 23h e no dia 21 das 16h às 20h. "A repercussão superou nossa expectativa e esperamos que o vídeo contribua para que mais pessoas visitem a Pelznickelplatz neste ano", comenta a jornalista.

A tradição é preservada pela Sociedade do Pelznickel, que tem o apoio da Prefeitura de Guabiruba, por meio da Fundação Cultural. Conforme o presidente, Ivan Elias Fischer, a Sociedade foi criada em 2005 e é formada por mais de 30 integrantes. "A Sociedade é mais um grande braço da cultura de Guabiruba, pois não há conhecimento desta tradição em outro local do país. Este é o nosso diferencial: preservar, organizar e levar às crianças e adultos o Pelznickel", afirma.

A tradição virou uma revista em 2014, a qual é composta pela história, quadrinhos e passatempo. O Projeto da Sociedade foi custeado pelo Fundo Municipal de Cultura, sendo que a revista foi distribuída para alunos da rede municipal de ensino.

O vídeo está disponível no facebook prefguabiruba e no link do youtube https://www.youtube.com/watch?v=kkAQtxPmq0c.

Assessoria de imprensa da prefeitura de Guabiruba.