O município de Guabiruba sedia o II Diálogo Ambiental do Médio Vale do Itajaí no dia 25 de fevereiro, das 10h às 17h15, no Pesque e Pague Lá nas Trutas, bairro Lageado Alto. O tema será Oportunidades de colaboração na área ambiental entre os diferentes órgãos governamentais, utilizando como diretrizes a atuação do Projeto Parcerias da Paisagem, um estudo desenvolvido pela Earthwatch Brasil e Universidade de Queensland (Austrália), cujo objetivo principal é identificar oportunidades na implementação de ações de conservação da biodiversidade e recursos naturais.
Um dos palestrantes será o secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Guabiruba, Wagner Butsch, que abordará o tema "Expedição PUMA, como conciliar "desenvolvimento econômico" com conservação ambiental".
Segundo ele, é importante para Guabiruba sediar um evento deste porte, uma vez que projeta a cidade mundialmente de forma turística e ecológica. "É um momento de mostrarmos o que já ocorre na nossa cidade nestas áreas que visa o desenvolvimento econômico do município", pontua Butsch.
Entre as metas do Projeto Parcerias da Paisagem está a de minimizar conflitos no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população local, além de aumentar a resiliência e a conectividade do parque, fazendo com que a Unidade de Conservação atinja seus objetivos, descritos na legislação e previstos no Plano de Manejo.
I Diálogo Ambiental do Médio Vale do Itajaí ocorreu em Blumenau
A Earthwatch Brasil (EW), através do Parcerias da Paisagem, já mapeou 67.000 ha de sua área de estudo em alta resolução (0,5 m) com o intuito de analisar essas áreas sob a ótica do Código Florestal e suas mudanças, desde a implantação da nova legislação em 2012. Esse esforço é considerado pioneiro para o Estado de Santa Catarina. As imagens utilizadas foram cedidas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), dando início à parceria EW-SDS (início de 2014).
O mapeamento foi cedido a todos os participantes do I Diálogo Ambiental do Médio Vale do Itajaí, ocorrido em dezembro de 2015 na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau. Entre eles estavam: Governo do Estado de Santa Catarina (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável), Prefeituras de Blumenau (FAEMA) e Guabiruba, Comitê do Itajaí, ICMBio e Polícia Militar Ambiental.
Assessoria de Imprensa da prefeitura de Guabiruba.