14º Movimento de Distribuição de Leitura na Praça e 12ª Feira do Livro acontecem entre os dias 14 e 16 de abril

A Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostin promoverá nos dias 14, 15 e 16 de abril o 14º Movimento de Distribuição de Leitura na Praça e a 12ª Feira do Livro. O evento, que acontecerá na Praça Getúlio Vargas, contará com mais de 20 atividades gratuitas ao público. A programação trará escritores e contadores de histórias como Daniele Pamplona, Otávio Júnior, Gilmara Mendes e Humberto Soares.

Os participantes poderão prestigiar espetáculos de contações de histórias, teatros infantis, conversa e sessão de autógrafos com o escritor Otávio Júnior e o lançamento do livro " Cidade da chuva" do escritor Humberto Soares.

Os objetivos do evento são promover e estimular o gosto pela leitura, divulgar o acervo e o trabalho realizado pela Biblioteca Pública de Gaspar e pelo Proler. Além disso, a ação pretende possibilitar à população o acesso às obras de literatura dos mais variados gêneros.

O agendamento de turmas para as tendas de leitura acontecem a partir desta terça-feira (29). O contato pode ser feito das 8h às 12h e das 13h às 18h pelo telefone 3332-5156.

A feira do livro acontecerá das 8h às 19h nos dias 14 e 15 de abril. No sábado, 16 de abril, será realizada das 8h às 12h. Na oportunidade, cinco espaços serão disponibilizados para a exposição de produtos como livros, gibis, fantoches e outros impressos de qualidade diretamente relacionados ao evento.

Além disso, nos três dias de evento haverá uma exposição de Paulo Leminski, feita por Fábio Dudas, que é ilustrador, artista plástico e músico. A mostra é um pequeno apanhado de sua produção.

Sinopse da programação:

Malagueta quer ser grande!
O teatro infantil conta a história da Palhaça Malagueta que deseja ser grande, grande como as crianças. A boneca cria vida, vira gente grande e decide sair com sua casinha sobre rodas a descobrir novos lugares. Descobre então que o bom mesmo é ser do seu tamanho. O espetáculo tem duração de 35 minutos.

Quedelhe o Boi?
É um teatro de bonecos, técnica de luva e vara apresentado em empanada/palquinho. O espetáculo costura o folguedo popular do boi de mamão e vai tecendo uma versão de diversos bois brincados na cultura popular de várias regiões do Brasil, com o foco no boi catarinense. Os personagens típicos do folclore catarinense (Maricota, Vaqueiro, Bernunça, a Benzedeira, Boi de Mamão e Mané Mateus). A peça tem duração de 40 minutos.

"Memórias de uma menina"
O espetáculo de contação de histórias narra a história de uma menina serelepe que passava seus dias de férias espiando o que tem nos bolsos da saia de sua mãe. Esses bolsos são mágicos e encantadores, e permite à menina junto de sua mãe constituir suas mais lindas heranças familiares!

O espetáculo é feito pela contadora de histórias Gilmara Mendes Goulart e tem duração de 40 minutos.

Sobre os escritores e contadores de histórias:

Daniele Pamplona
É atriz, contadora de histórias e produtora cultural. Daniele é graduanda em Artes Cênicas – Bacharelado em Interpretação. Atriz e diretora da Faunos Cia Teatral, trabalhando com criação e execução de espetáculos de teatro adulto, infantil e de contação de histórias. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral.

Gilmara Mendes Goulart
Graduada em Pedagogia, especialista em Educação: Leitura, Literatura e Letramento e mestre em Educação. Coordena o Grupo Uni Duni Tê – Contadores de Histórias da Fundação Cultural, em Timbó. Media ações literárias na Casa do Poeta Lindolf Bell e na Biblioteca Pública Municipal Professor Péricles Prade em Timbó. Organiza espetáculos de contações de histórias, ministra oficinas literárias e oferta contações de histórias. Atua em cursos de pós-graduação em Contação de Histórias e Literatura Infantil, com as disciplinas: Letramento Literário, Formação do Leitor Literário e Contos de Fada. Sua principal publicação é "Narrativas tecidas no letramento familiar: histórias de idosos produtores de textos", uma dissertação de Mestrado.

Otávio Júnior
Escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro, que ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. É autor dos livros: O Chefão, O Livreiro do Alemão e O Garoto da camisa vermelha.

Humberto Soares
É professor de HQs, ministra oficinas de mandalas, é narrador de histórias, escritor e ilustrador de contos. Mora em Joinville desde 1998. Fez diversas pinturas em LPs (Discos de Vinil) uma coleção de pinturas chamadas de "Discoloridos". Fez uma exposição com seres fantásticos (fadas, duendes e unicórnios) titulada "Perfeição" (lápis de cor e nanquim sobre papel), produziu a exposição "MandalaHum" (pinturas circulares em madeira). Lançou livros em parceria com Jorge Luiz Hoffmann (Joinville/SC) e João Soares (São Paulo/SP). Criou o personagem Tatuí em 2001.

Lançou em 2008 em parceria com a cantora e compositora Ana Paula da Silva o Livro-CD "Contos em Cantos". Em 2011 junto com o ator/bonequeiro Alex Nascimento, criou o Pequeninus Grupo de Arte, grupo de narração de histórias, HQ e Teatro de Bonecos.

Em 2012 lançou em parceira com a roteirista Luciane do Nascimento o comicbook (livro de HQ) "Tatuí O Príncipe dos Palmitos". Em 2015 lançou o seu novo livro: Cidade da Chuva (Livro de narrativa visual).

Diretoria de Comunicação da prefeitura de Gaspar.