Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 5, o projeto de musicalização para os alunos do 1º ao 3º ano da rede municipal de ensino. O lançamento do projeto ocorreu na Escola Básica Municipal Henrique Alfarth, que soma quase 40 anos de história. A solenidade contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, da secretária de Educação Patrícia Lueders e outras autoridades. O projeto será mantido e executado pela Prefeitura de Blumenau, em parceria com o Instituto Hering, beneficiando mais de 6.500 crianças.
Cada aluno receberá uma flauta e um caderno com a metodologia. As unidades escolares receberão duas bandinhas e os professores passarão por formação continuada. O processo de capacitação será coordenado pelo Setor de Avaliação, Pesquisa, Estatística e Formação Continuada (Seapefor), da Secretaria Municipal de Educação, e o edital será divulgado ainda neste mês. A formação abordará todos os tópicos que poderão fortalecer o profissional da educação para a aplicação de conteúdo durante o ano letivo, por meio de vivências, dinâmicas e explanações das variáveis.
Na oportunidade, a diretora do local, Roseli Passold, salientou a musicalidade presente na escola. "Aqui temos manifestações cívicas, aulas de violão, danças folclóricas e desde 2000 contemplamos as músicas da nossa Banda e Fanfarra. A música é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade nas crianças. Este projeto ajudará a evidenciar os valores culturais, além de promover a parceria e a cooperação entre os alunos", finalizou.
O prefeito Napoleão Bernardes destacou que esta é uma oportunidade que fará a diferença na vida dos estudantes. "A música traz afeto e sensibilidade, além disso, potencializa as competências de cada aluno", salientou. Na seqüência, o prefeito e membros da Secretaria da Educação fizeram uma visita ao CEI Hercília Krug, situado ao lado da EBM Henrique Alfarth.
Metodologia
Serão usados três livros para o ensino da música. Os dois primeiros livros de estudo contemplam a parte percussiva da musicalização, sem deixar de lado itens que são indispensáveis, como a vocalização e o reconhecimento de sonoridades (timbres), com as propriedades do som e da música, de uma forma geral. No livro 03, o instrumento utilizado é a flauta doce germânica Hering. As flautas Hering foram desenvolvidas para, além de manter todas as propriedades musicais, facilitar a sua execução, através da aplicação de conceitos ergonométricos, principalmente tendo em mente a sua utilização para a musicalização infantil.
Lei Federal 13.278/2016
Sancionada na última terça-feira, dia 3, a Lei Federal 13.278/2016 altera o parágrafo sexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Ldben). Conforme a alteração, o currículo básico escolar deverá oferecer em sua grade artes visuais, música, dança e teatro. O prazo máximo para as instituições implantarem as novas disciplinas é de cinco anos.
A legislação atual prevê que o ensino de artes faça parte do currículo obrigatório da educação. Com a nova alteração, a legislação dá mais atenção a setores específicos da disciplina. Mais uma vez Blumenau é pioneira em suas ações, e em breve os estudantes da rede municipal já estarão aprendendo sobre música.
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Blumenau.