Quatro professores e 19 alunos. Muitos desses alunos nunca tiveram contato algum com um instrumento musical, mas graças ao projeto Música nas Escolas, retomado neste ano, essas crianças do ensino fundamental terão a oportunidade de conhecer e estudar música e quem sabe se tornar um músico profissional.
O projeto criado pela Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser e que hoje conta com apoio da Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com as escolas tem por objetivo criar mais opções de lazer e conhecimento para as crianças de Pomerode, além é claro, preparar novos músicos para integrarem o quadro da banda municipal, e quem sabe alguns desses alunos seguiram a carreira de músicos em outras bandas.
De acordo com o maestro da banda municipal, Rafael Liandro Pinto Nemézio, hoje as aulas são ministradas por músicos da banda que dão aulas de instrumentos de sopro e percussão: flauta transversal, clarinetes, saxofone alto, saxofone tenor, trompetes, flügelhorn, trompas, trombones, bombardino, tuba e lira (percussão).
"Hoje o projeto é realizado em duas escolas, Almirante Barroso por ser onde a Banda Municipal começou, e a Olavo Bilac por ser em outro extremo da cidade, mas a intenção é dar continuidade estendendo o projeto a mais escolas da rede municipal", destaca.
Revelando artistas
O Projeto de Música nas Escolas em Pomerode foi realizado pela primeira vez em 2002 com o auxílio do então 1º sargento do 23BI Edson Ricardo, que criou o projeto Bandas e Fanfarras em Blumenau. O projeto criado, encaminhado e aprovado pelo Governo Estadual compreendia uniforme e instrumental novo para a banda municipal, ajuda de custo para os músicos e contratação de professores para lecionar música nas escolas da rede municipal de Pomerode.
O projeto iniciou com aulas com musicalização com flautas doces. Ao todo foram compradas cerca de 400 flautas doces que ficaram com as crianças, e após a musicalização com a flauta doce os alunos escolhiam um instrumento da banda e começava a fazer aula.
Na primeira vez, o projeto contou com cerca de 400 alunos da rede municipal de educação, sendo que cinco alunos formados fizeram parte da banda municipal tocando durante alguns anos. Hoje, os alunos não fazem mais parte da banda, mas alguns seguiram careira em outras bandas e grupos musicais.
Assessoria de imprensa de Pomerode.