Encontro discute atuação das associações de municípios

Relacionamento institucional das associações com outras instituições, planejamento estratégico, motivação, liderança e oratória foram alguns dos temas tratados na Oficina de Qualificação e Relacionamento Interpessoal que aconteceu na última quinta (25) e sexta-feira (26), em Rio dos Cedros. O evento, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), reuniu 17 associações microrregionais.

O encontro objetivou melhorar o desempenho das associações de municípios, da Fecam e dos secretários executivos no atendimento as necessidades dos municípios. Na ocasião, a AMMVI esteve representada pela contadora, Valdete Korz e a assessora de comunicação, Michele Prada. Participaram ainda os secretários executivos dos consórcios intermunicipais de Saúde (CIS), Carlos Cesar da Silva, e do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Valter Conrado de Araújo.

No primeiro dia, os secretários executivos aprofundaram as discussões sobre os conflitos e problemas enfrentados no relacionamento institucional com os municípios, Fecam e outras entidades. Na oportunidade, cada associação expôs suas ações e projetos, bem como buscaram soluções em conjunto para as problemáticas apontadas.

"Verificamos que muitos dos conflitos são comuns em todas as regiões do Estado, e que essa troca de experiências vem contribuir e enriquecer nosso trabalho, uma vez que compartilhamos soluções" destaca a contadora da AMMVI. Para Araújo, esses encontros são imprescindíveis para que a Fecam consiga promover a integração das associações microrregionais e, desta forma, fiquem mais claras as atribuições de cada entidade e novas ações conjuntas possam ser projetadas.

Na ocasião, as atividades de planejamento foram conduzidas pelo consultor em planejamento da Fecam, Valério Turnes. Durante as discussões sobre os principais problemas enfrentados pelos secretários executivos no seu dia-a-dia, o consultor mapeou a opinião das associações de municípios em relação à atuação da Federação e os problemas comuns no relacionamento com entidades locais e no ambiente de trabalho interno.

Silva salienta que as associações de municípios e consórcios intermunicipais devem ter uma visão de futuro, de forma a prever as problemáticas e propor melhorias aos municípios. "É importante que as associações diagnostiquem as carências dos municípios e busquem suprimi-las. As associações precisem conquistar seu espaço" afirma. Segundo ele, os consórcios são uma alternativa em muitos casos, uma vez que inibe os municípios que criarem serviços que a entidade já executa, facilitando o processo e reduzindo custos.

Oratória

O encontro encerrou na sexta-feira (26), com uma palestra sobre oratória e dicas de como falar em público com naturalidade e entusiasmo, proferida por Acácio Moraes Garcia. Ele é especialista em psico-pedagogia, desenvolvimento gerencial, recursos humanos e gestão em marketing.

Em sua palestra, Garcia abordou a importância do "saber comunicar-se" para o sucesso profissional. Segundo ele, "estamos na era da comunicação global, ou seja, do conjunto unânime: palavra, tonalidade da voz e gestos".

O palestrante orienta que é necessário falar com um grupo de pessoas como se estivesse falando com um grupo de amigos. "Esta naturalidade deverá fazer parte de um conjunto compacto presente na voz, nos gestos, no olhar e em todo o corpo" complementa.

Os secretários executivos participaram ainda de atividades práticas e receberam treinamento de etiqueta profissional.

Fonte: Michele Prada/ASCOM AMMVI

LEIA TAMBÉM…

Oficina de qualificação e relacionamento interpessoal reúne secretários executivos, em Rio dos Cedros