BLUMENAU – A discussão das prioridades do Vale do Itajaí para o Orçamento 2009 da União nem parece ter ocorrido entre opositores políticos. Ao se reunir no Teatro Carlos Gomes ontem de manhã, lideranças regionais mostraram sintonia com os problemas da região. As sugestões de emendas de bancada voltadas a investimentos em infra-estrutura viária foram praticamente unânimes. A duplicação da BR-470, o viaduto da Via Expressa em Blumenau, a Ponte do Vale e o contorno viário em Gaspar estavam entre as reivindicações de todos os representantes do Médio Vale. As obras são consideradas fundamentais para desafogar o trânsito entre as cidades da região.
A coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, senadora Ideli Salvatti (PT), diz que a definição dos pedidos a serem contemplados pelas emendas é uma "briga de foice no escuro". A bancada do Estado tem direito a 18 emendas coletivas, no total R$ 250 milhões.
– Só de Joinville (onde ocorreu a primeira reunião), saí com 18 pedidos – explicou.
Mesmo assim, a senadora se adiantou à discussão final – que deve ocorrer no início de novembro, depois de encontros em outras quatro regiões. Garantiu recursos para a Ponte do Vale e contorno viário, ambos em Gaspar:
– Já começamos com 17 emendas. Uma será para esta dívida da bancada com o Vale. Há dois anos estes dois projetos são colocados no orçamento, e depois caem.
O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Ricardo Stodieck, dá um exemplo da gravidade dos congestionamentos entre Blumenau e Gaspar:
– Tem empresário gasparense liberando funcionário 20 minutos mais cedo para ele chegar à faculdade em Blumenau no horário.
Pedidos de emendas pela saúde também tiveram destaque, com verbas para o Hospital Regional de Rio do Sul e para a reabertura do Hospital Perpétuo Socorro, em Gaspar.
Além das 18 emendas de bancada, cada um dos 16 deputados e três senadores de Santa Catarina tem direito a R$ 8 milhões em emendas individuais.
A BR-470 |
A duplicação da BR-470, prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem recursos garantidos, segundo a senadora Ideli. Uma conversa entre Ideli e o superintendente regional do Dnit, João José dos Santos, pode incluir no pacote o Viaduto da Via Expressa, o que garantiria dinheiro para a obra em 2009. |
Blumenau (VER ANEXO 57)
Gaspar (VER ANEXO 58)
Navegantes (VER ANEXO 59)
Gaspar (VER ANEXO 60)