A pesar da queda do muro de contenção e do desabamento de uma alça de acesso de 40 metros na Rua Dr. Pedro Zimmermann, a construção do Viaduto da Mafisa deve estar concluída até 28 de fevereiro de 2009. O prazo foi anunciado ontem de manhã pelo superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, João José dos Santos, que esteve em Blumenau para vistoriar a obra.
A perícia que irá apontar os motivos do desabamento ocorrido semana passada será entregue em até 20 dias e o muro de contenção ao lado do Ribeirão Itoupava começará a ser reconstruído nos primeiros dias de janeiro.
– Com a queda da muro, surgiram muitas interpretações equivocadas sobre a obra. Nunca usei chuva como desculpa para atrasos ou interrupções, mas, neste caso, foi o que ocorreu. Porém, apesar dos problemas, o cronograma permanece o mesmo – assegura Santos.
Engenheiros do Dnit se reuniram com a empresa responsável pela obra, a JM Terraplanagem, e descartaram a necessidade de elaborar um novo projeto para refazer o trecho de acesso ao trevo.
Pode haver paralisação dos trabalhos em dezembro, período de férias dos funcionários, mas, segundo o órgão federal, isso está previsto no cronograma e não interfere na construção do viaduto.
Terrenos ainda não foram desapropriados
Já a desapropriação dos oito terrenos que darão lugar aos acessos para o viaduto segue sem definição. Um convênio assinado entre governo do Estado e prefeitura de Blumenau vai garantir o repasse de R$ 2 milhões para as indenizações, mas os proprietários dos imóveis afirmam que não foram contatados.
– Não estamos sabendo de nada. Nenhum de nós recebeu mais contato da prefeitura – reclama Jair Bernardino Luiz, proprietário de um salão de beleza.
A procuradora-geral do município, Marli Zieker Bento, garante que as negociações com os moradores estão seguindo normalmente, mesmo sem data definida para que os proprietários sejam indenizados. Para o Dnit, as negociações pendentes dos terrenos não devem atrasar a entrega do viaduto.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11475.
Editoria: Geral.
Jornalista: Rafael Waltrick (rafael.waltrick@santa.com.br).